Reavaliando o acervo de artes aplicadas no MAC USP: a experiência do grupo de pesquisa “Narrativas da Arte do século XX” com a mostra “Projetos para um Cotidiano Moderno no Brasil, 1920-1960”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v17i33p167-195

Palavras-chave:

Curadoria museológica, Arte moderna, Museus de arte, Museus universitários

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar os processos de pesquisa, curadoria e reflexões do grupo “Narrativas da Arte do século XX” – coordenado pela Profa. Dra. Ana Gonçalves Magalhães – que geraram a mostra Projetos para um cotidiano moderno no Brasil, 1920-1960, ocorrida no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP) entre agosto de 2021 e julho de 2022. O artigo se divide em duas partes: na primeira, todas as etapas do processo são descritas, desde o nascimento da ideia da exposição até seu desenvolvimento e quais agentes e em quais momentos foram envolvidos – pesquisadores internos e externos ao MAC-USP, outras áreas do museu, instituições e colecionadores particulares; na segunda parte são apresentados os textos que foram desenvolvidos para a exposição, ou seja, fruto da investigação apresentada na primeira parte.

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Biografia do Autor

  • Ana Gonçalves Magalhães, Universidade de São Paulo

    Professora Livre-docente e Curadora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP).

  • Patrícia Martins Santos Freitas, Universidade Federal do Espírito Santo

    Professora doutora do Departamento de Teoria da Arte e Música da Universidade Federal do Espírito Santo (DTAM-UFES).

  • Renata Dias Ferraretto Moura Rocco, Universidade de São Paulo

    Pós-doutoranda no MAC-USP. Bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp: 2019/16810-8).

  • Gustavo Brognara, Universidade de São Paulo

    Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Interunidades em Museologia (PPGMus-USP).

  • Andrea Augusto Ronqui, Universidade de São Paulo

    Doutoranda na Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP).

  • Mariana Leão Silva, Universidade de São Paulo

    Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte (PGEHA-USP).

  • Rachel Vallego, Universidade de São Paulo

    Doutora pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte (PGEHA-USP).

  • Victor Tuon Murari, Universidade de São Paulo

    Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte (PGEHA-USP).

  • Breno Marques Ribeiro de Faria, Universidade de São Paulo

    Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte (PGEHA-USP).

  • Juliana Caffé, Universidade de São Paulo

    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte (PGEHA-USP).

  • Milena de Salles, Universidade de São Paulo

    Mestranda pela Faculdade de Artes e Ciências Humanas da Université Grenoble Alpes (França) e mestra pelo PPGMus-USP.

Referências

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Publicado

2022-09-02

Como Citar

Magalhães, A. G., Freitas, P. M. S., Rocco, R. D. F. M., Brognara, G., Ronqui, A. A., Silva, M. L., Vallego, R., Murari, V. T., Faria, B. M. R. de, & Caffé, J. (2022). Reavaliando o acervo de artes aplicadas no MAC USP: a experiência do grupo de pesquisa “Narrativas da Arte do século XX” com a mostra “Projetos para um Cotidiano Moderno no Brasil, 1920-1960” (M. de Salles , Trad.). Revista CPC, 17(33), 167-195. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v17i33p167-195