Conservação de acervos do patrimônio cultural e científico da Universidade de São Paulo em tempos de Covid-19: reflexão sobre ações iniciais e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v17i33p12-44

Palavras-chave:

Coronavírus, Conservação preventiva, Patrimônio universitário, Museus universitários

Resumo

Este artigo propõe lançar uma reflexão sobre a efetividade das respostas da Universidade de São Paulo (USP) para preservação de seus acervos nas primeiras 12 semanas da emergência provocada pelo novo coronavírus. Para isso, o artigo apresenta o levantamento realizado pelo Grupo de Trabalho de Publicações da Rede de Conservação Preventiva da USP, durante a fase inicial da pandemia, para investigação da capacidade de resposta frente a uma ameaça desconhecida: a pandemia pelo vírus Sars-CoV-2, tendo em vista a saúde das pessoas e a conservação preventiva dos acervos das Unidades da Universidade que lidam com o patrimônio cultural e científico. O texto está dividido em três partes. Na primeira, é apresentado o contexto que influencia na capacidade institucional de gerir situações de emergência: a comunicação, o trabalho em equipe e a resiliência nos processos de transformação. Na segunda parte, tem-se um breve histórico das decisões institucionais (até junho de 2020) e, por fim, na terceira parte, são apresentados e discutidos os resultados do questionário, formulado pela REDE e aplicado a funcionários, docentes e discentes da USP. As respostas indicaram que a USP respondeu prontamente para a salvaguarda da saúde física de sua comunidade, no entanto, encontrou alguma dificuldade para atuar, ágil e eficientemente, na proteção dos funcionários terceirizados, da saúde emocional e dos acervos. O ineditismo desta emergência explica, em parte, as dificuldades enfrentadas, porém, também é preciso levar em conta a ausência, em muitas Unidades, de planos e protocolos claros e de treinamento prévio das equipes frente a ameaças pandêmicas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ariane Soeli Lavezzo, Universidade de São Paulo. Museu de Arte Contemporânea

    Graduada em História. especialista em conservação e restauração de bens móveis pelo Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (CECOR-EBA-UFMG). Especialista em conservação e restauro da coleção de pintura e escultura do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP).

  • Flávia Andréa Machado Urzua, Universidade de São Paulo. Museu Paulista

    Graduada em Pedagogia e História. Especialista em organização de arquivos pela Universidade de São Paulo (USP). Assistente de Conservação e Restauro (Escola SENAI). Técnica da Seção Técnico Científica de Conservação de Acervos do Museu Paulista da Universidade de São Paulo (USP).

  • Ina Hergert, Universidade de São Paulo. Museu Paulista

    Graduada em Educação Artística pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). Especialista em Preservação de Documentos e Obras de Arte em papel (Escola SENAI). Especialista em conservação e restauro do Museu Paulista da Universidade de São Paulo (USP).

  • Juliana Bechara Saft, Universidade de São PAulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

    Arquiteta e urbanista. especialista em avaliação da qualidade do ambiente construído. Mestra em eficiência energética no edifício e doutora em qualidade ambiental aplicada a áreas de guarda de acervos pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP).

Referências

AMERICAN ALLIANCE OF MUSEUMS. Using Scenarios to Plan Your Museum’s COVID-19 (Coronavirus) Response. 2020. Disponível em: https://www.aam-us.org/2020/03/13/using-scenarios-to-plan-your-museums-covid-19-coronavirus-response/. Acesso em: 21 jun. 2022.

AMERICAN INDUSTRIAL HYGIENE ASSOCIATION. Coronavirus Outbreak Resource Center. Disponível em: https://www.aiha.org/about-aiha/communication-center. Acesso em: 21 jun. 2022.

AMERICAN INDUSTRIAL HYGIENE ASSOCIATION. Reopening: Guidance for Museums and Collecting Institutions. Disponível em: https://aiha-assets.sfo2.digitaloceanspaces.com/AIHA/resources/Reopening-Guidance-for-Museums-and-Collecting-Institutions_GuidanceDocument.pdf. Acesso em: 21 jun. 2022.

AMERICAN INSTITUTE FOR CONSERVATION. AIC Wiki: Preventive Care. Disponível em: https://www.conservation-wiki.com/wiki/Preventive_Care#cite_note-1. Acesso em: 21 jun. 2022.

AMERICAN INSTITUTE FOR CONSERVATION. COVID-19 Pandemic, Collection Care. 2020. Disponivel em: https://www.culturalheritage.org/resources/emergencies/collections-care-amid-covid-19 . Acesso em: 22 jun. 2022.

AUSTRALIAN INSTITUTE FOR THE CONSERVATION OF CULTURAL MATERIAL. Dealing with Unexpected Closure: A Guide to Caring for Collections in Buildings Closed Due to COVID-19. Disponível em: https://aiccm.org.au/disaster/disaster-response. Acesso em: 26 jun. 2020.

AVRAMI, Erica; MACDONALD, Susan; MASON, Randall; MYERS, David. Values in Heritage Management: Emerging Approaches and Research Directions. The Getty Conservation Institute, Los Angeles, 2019. Disponível em: https://www.getty.edu/publications/heritagemanagement/. Acesso em: 8 jun. 2020.

THE AMERICAN SOCIETY OF HEATING, REFRIGERATING AND AIR-CONDITIONING ENGINEERS. COVID-19 (coronavirus) Preparedness Resources. Disponível em: https://www.ashrae.org/technical-resources/resources. Acesso em: 9 jun. 2020.

THE AMERICAN SOCIETY OF HEATING, REFRIGERATING AND AIR-CONDITIONING ENGINEERS. Documento de Posição da ASHRAE sobre Aerossóis Infecciosos. ASHRAE: Atlanta, 2020. Disponível em: https://www.ashrae.org/file%20library/about/position%20documents/ashrae-position-document-on-infectious-aerosols---portuguese.pdf. Acesso em: 21 jun. 2022.

BIBLIOTECA NACIONAL DE ESPAÑA. Cómo actuar con los libros ante el riesgo de contagio por COVID-19. Disponível em: https://blog.bne.es/blog/como-actuar-con-los-libros-ante-el-riesgo-de-contagio-por-covid-19/. Acesso em: 21 jun. 2022.

CANADIAN CONSERVATION INSTITUTE. Caring for Heritage Collections during the COVID-19 Pandemic. Disponível em: https://www.canada.ca/en/conservation-institute/services/conservation-preservation-publications/canadian-conservation-institute-notes/caring-heritage-collections-covid19.html. Acesso em: 21 jun. 2022.

DE SMET, Aaron. Scaling Up Organizational Agility. McKinsey & Company, Cidade de publicação, 2018. Disponível em: https://www.mckinsey.com/business-functions/people-and-organizational-performance/our-insights/the-organization-blog/scaling-up-organizational-agility. Acesso em: 21 jun. 2022.

GOLEMAN, Daniel. Working with Emotional Intelligence. Londres: Bloomsbury, 2009.

HAWKS, Catharine; WALLER, Robert. A Tale of Two Systems: Synergy in Managing Risks to People and to Collections. Cidade de publicação: Editora,/Periódico, Cidade de publicação, v. 00, n. 00, p. 000-000, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/330558603_A_Tale_of_Two_Systems_Synergy_in_Managing_Risks_to_People_and_to_Collections#fullTextFileContent. Acesso em: 21 jun. 2022.

HENDERSON, Jane. Managing Uncertainty for Preventive Conservation. Studies in Conservation, Cidade de publicação, v. 63, n. S1, p. 108112, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1080/00393630.2018.1479936. Acesso em: 5 jun. 2020.

INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS. Recomendações aos museus em tempos de covid-19. Disponível em: https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2020/06/Recomendacoes_Museus.pdf. Acesso em: 21 jun. 2022.

INTERNATIONAL CENTRE FOR THE STUDY OF THE PRESERVATION AND RESTORATION OF CULTURAL PROPERTY. Guia de gestão de riscos para o patrimônio museológico. 2017. Disponível em: https://www.iccrom.org/sites/default/files/2018-01/guia_de_gestao_de_riscos_pt.pdf. Acesso em: 21 jun. 2022.

INTERNATIONAL COUNCIL OF MUSEUMS – ICOM BRASIL. Recomendações do ICOM Brasil em relação à covid-19. Disponível em: https://www.icom.org.br/?p=1898. Acesso em: 2 jul. 2020.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS. COVID-19 and the Global Library Field. Disponível em: https://www.ifla.org/covid-19-and-libraries. Acesso em: 2 jul. 2020.

JOHNS HOPKINS CENTER FOR HEALTHY SECURITY. COVID-19. Disponível em: https://www.centerforhealthsecurity.org/resources/COVID-19/. Acesso em: 21 jun. 2022.

JORNAL DA USP. Cobertura especial covid-19. Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-da-saude/cobertura-especial-covid-19-2/. Acesso em: 21 de jun. 2022.

JULIÃO, André. Líderes que promovem cooperação ajudam a superar pandemias. Agência Fapesp, São Paulo, 2 jun. 2020. Disponível em: https://agencia.fapesp.br/lideres-que-promovem-cooperacao-ajudam-a-superar-pandemias/33286/. Acesso em: 21 jun. 2022.

LEE, Sherman. Coronavirus Anxiety Scale: A Brief Mental Health Screener for COVID-19 Related Anxiety. Death Studies Journal, Cidade de publicação, v. 44, p. 393401, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1080/07481187.2020.1748481. Acesso em: 25 jun. 2020.

MUSEUMS ASSOCIATION. Covid-19: Urgent Demands to Protect Museum Workers and Our Sector. Disponível em: https://camd.org.au/32426-2/. Acesso em: 21 jun. 2022.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Chefe da ONU lista quatro principais ameaças para futuro global. 2020. Disponível em: https://unicrio.org.br/chefe-da-onu-lista-quatro-principais-ameacas-para-futuro-global/. Acesso em: 21 jun. 2022.

ORNELL, Felipe; SCHUCH, Jaqueline; SORDI, Anne; KESSLER, Felix Henrique Paim Kessler. “Pandemic Fear” and COVID-19: Mental Health Burden and Strategies. Brazilian Journal of Psychiatry, Cidade de publicação, v. 42, n. 3, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-4446-2020-0008. Acesso em: 25 jun. 2020.

RIT IMAGE PERMANENCE INSTITUTE. Sustainable Preservation Practices for Managing Storage Environments. Disponível em: https://ipisustainability.org. Acesso em: 20 maio 2020.

ROSE, Carolyn; HAWKS, Catharine; WALLER, Robert. A Preventive Conservation Approach to the Storage of Collections. In: ELKIN, Elisa; NORRIS, Christopher A. (ed.). Preventive Conservation: Collection Storage. New York: Society for the Preservation of Natural History; American Institute for Conservation of Historic and Artistic Works; Smithsonian Institution; The George Washington University Museum Studies Program, 2019. p. 4355. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/335682131_A_Preventive_Conservation_Approach_to_the_Storage_of_Collections. Acesso em: 21 jun. 2022.

SILK SICHERHEITSLEITFADEN KULTURGUT DER KONFERENZ NATIONALER KULTUREINRICHTUNGEN. Geschlossen wegen COVID-19? Ein Praxisleitfaden für kurzfristig geschlossene Sammlungseinrichtungen während einer Epidemie oder Pandemie. 2020. Disponível em: https://www.konferenz-kultur.de/SLF/PDF/Geschlossen_wegen_COVID-19_SiLK_Version_1.2_200519.pdf. Acesso em: 21 jun. 2022.

SILVA, Maurício Cândido da. Documento unificado: recomendações de procedimentos durante a pandemia da Covid-19. Revista CPC, São Paulo, v. 15, n. 29, p. 249-262, 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/cpc/article/view/173004. Acesso em: 26 abr. 2022.

SNEADER, Kevin; SINGHAL, Shubham. From thinking about the next normal to making it work: What to stop, start, and accelerate. McKinsey & Company, 2020. Disponível em: https://www.mckinsey.com/featured-insights/leadership/from-thinking-about-the-next-normal-to-making-it-work-what-to-stop-start-and-accelerate. Acesso em: 21 jun. 2022.

STANIFORTH, Sarah (ed.). Historical Perspectives on Preventive Conservation: Readings in Conservation. Los Angeles: The Getty Conservation Institute, 2013.

TERTI, Galateia et al. V. ANYCaRE: A Role-playing Game to Investigate Crisis Decision-making and Communication Challenges in Weather-related Hazards. Natural Hazards and Earth System Sciences, Cidade de publicação, v. 19, n. 3, p. 507533, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5194/nhess-19-507-2019. Acesso em: 13 jun. 2020.

UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION. Culture & Covid-19: Impact & Response Tracker. Disponível em: https://en.unesco.org/sites/default/files/issue_2_en_culture_covid-19_tracker-4.pdf. Acesso em: 21 jun. 2022.

USHER, Kim; BHULLAR, Navjot; JACKSON, Debra. Life in the Pandemic: Social Isolation and Mental Health. Journal of Clinical Nursing, Cidade de publicação, v. 00, n. 00, p. 000-000, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1111/jocn.15290. Acesso em: 25 jun. 2020.

YUE, Cen April; MEN, Lijuan Rita; FERGUSON, Mary Ann. Bridging Transformational Leadership, Transparent Communication, and Employee Openness to Change: The Mediating role of Trust. Public Relations Review, Cidade de publicação, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.pubrev.2019.04.012. Acesso em: 13 jun. 2020.

Downloads

Publicado

2022-09-02

Como Citar

Lavezzo, A. S., Urzua, F. A. M., Hergert, I., & Saft, J. B. (2022). Conservação de acervos do patrimônio cultural e científico da Universidade de São Paulo em tempos de Covid-19: reflexão sobre ações iniciais e desafios. Revista CPC, 17(33), 12-44. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v17i33p12-44