O Museu Nacional e a constituição da SAE: aspectos históricos de sua função educativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v17i33p268-294

Palavras-chave:

Coleções didáticas, Museus de ciências e tecnologia, Educação museal, Museus universitários

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir evidências sobre a constituição social e histórica da função educativa da Seção de Assistência ao Ensino (SAE) do Museu Nacional. Dialogando tanto com contribuições do campo do currículo relacionadas a estudos sobre as disciplinas escolares como também com literatura da área de educação em museus, busca-se argumentar sobre a importância da produção de coleções didáticas por esse setor e a respeito da construção da relação com as instituições escolares. Assim, procura-se trazer indícios sobre dois momentos marcantes da história dessa seção: a sua criação nas décadas de 1920-1930 e a socialização de objetos da coleção didática zoológica da SAE no tempo presente. Para isso, são articulados para análise trabalhos bibliográficos, relatórios sobre suas atividades e trechos de entrevistas com professores de ciências e biologia que vêm utilizando exemplares dessa coleção didática de zoologia. Desse modo, apresentam-se reflexões sobre aspectos sócio-históricos determinantes para a constituição dessa seção. Além disso, mostra-se como a relação do Museu Nacional com as escolas vem sendo construída ao longo de sua história a partir de mediações que incluem a produção e disponibilização das coleções didáticas de ciências da SAE.

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Biografia do Autor

  • Fernanda de Lima Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua na Seção de Assistência ao Ensino (SAE) do Museu Nacional da UFRJ. 

  • Maria Margarida Gomes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Currículo e Ensino pela Universidade do Kansas e doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora Associada da Faculdade de Educação (UFRJ). Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação, no Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (ProfBio), no Projeto Fundão Biologia (UFRJ) e no Laboratório do Núcleo de Estudos Curriculares (LaNEC), no qual coordena o grupo de estudos “Currículos escolares, ensino de Ciências e materiais didáticos”.

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Publicado

2022-09-02

Como Citar

Souza, F. de L., & Gomes, M. M. (2022). O Museu Nacional e a constituição da SAE: aspectos históricos de sua função educativa. Revista CPC, 17(33), 268-294. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v17i33p268-294