A transversalidade no ensino da preservação e conservação de bens culturais no curso de graduação em museologia da UFOP e sua associação com o museu universitário e a cidade patrimônio

Autores

  • Gabriela de Lima Gomes Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1433-0591
  • Edson Fialho de Rezende Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v15i30espp348-374

Palavras-chave:

Museologia, Preservação museológica, Museus de ciência e tecnologia, Museus universitários

Resumo

Este artigo é um relato sobre experiências vivenciadas no curso de graduação em Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com foco naquelas que abrangem a área da preservação e conservação de acervos museológicos. Para tanto, partimos da implantação do primeiro curso de graduação em Museologia no estado de Minas Gerais para, posteriormente, discutir os posicionamentos que direcionaram a elaboração metodológica das disciplinas de Documentação Fotográfica e Preservação Digital e de Preservação e Conservação de Bens Culturais, que reconhecem
as relações entre a produção da paisagem cultural e o patrimônio museológico universitário. O relato é ampliado a partir do contexto histórico de criação do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas (enquanto um museu universitário) e sua oferta de parceria com o Departamento de Museologia, por meio do Laboratório de Conservação e Restauro em nome de garantir a qualidade do processo de ensino-aprendizagem e a troca de experiências acadêmicas. Concluímos, assim, que a prática laboratorial dos discentes durante a graduação é indispensável e que o exercício em um espaço (próximo do) ideal contribui para reflexões importantes sobre a gestão do patrimônio universitário.

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Biografia do Autor

  • Gabriela de Lima Gomes, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil

    Graduada em Comunicação Social, mestre em Artes e doutora em Geografia. Investiga os meios para a preservação de bens culturais, os processos fotográficos analógicos e sua conservação, as paisagens culturais e suas relações com os sujeitos e suas subjetividades. Associada ao Conselho Internacional de Museus (Icom) desde 2007. Professora do departamento de Museologia da UFOP desde 2010. Atualmente ocupa o cargo de Pró-Reitora Adjunta de Extensão da UFOP.

  • Edson Fialho de Rezende, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil

    Graduado em História, mestre em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável. Coordenador técnico do Laboratório de Conservação e Restauro do Departamento de Museologia.

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Publicado

2020-12-21

Como Citar

A transversalidade no ensino da preservação e conservação de bens culturais no curso de graduação em museologia da UFOP e sua associação com o museu universitário e a cidade patrimônio . (2020). Revista CPC, 15(30esp), 348-374. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v15i30espp348-374