Criação do Museu do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v17i33p122-141

Palavras-chave:

Acervo museológico, Museus de ciência e tecnologia, Patrimônio universitário, Museus universitários

Resumo

Este artigo aborda a criação do Museu do Instituto de Química (MIQ) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), propondo a problematização acerca dos desafios institucionais e do âmbito coletivo e social de implementação de um museu. Apresentamos a trajetória de trabalho multidisciplinar nesta constituição, que envolve docentes, técnicos e discentes dos cursos de Química, Museologia, Arquivologia, História e Publicidade e Propaganda. Contamos com a adesão de profissionais do patrimônio, parceria que está se constituindo nas ações firmadas por sua direção. Debatemos a eficácia da Rede de Museus e Acervos da UFRGS no apoio técnico e político, bem como propomos uma reflexão sobre o papel do MIQ em tempos de pandemia e crise multidimensional no Brasil. Operamos com conceitos centrais da Museologia, da Gestão de Museus, da teoria simmeliana relativa à crise e ao conflito em grupos sociais, da noção de “necropolítica” e de aproximações às noções de ethos do campo de conhecimento em questão e de suas linguagens específicas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jeniffer Cuty, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutora em Planejamento Urbano e Regional, Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Associada da UFRGS, lotada no Departamento de Ciências da Informação, atuando no Curso de Museologia. Realiza pesquisa pós-doutoral junto ao Museu do Instituto de Química da UFRGS, em 2022.

  • Henri Stephan Schrekker, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutor em Química pela Vrije Universiteit (Amsterdam, Países Baixos). Professor Associado da UFRGS, lotado no Departamento de Química Orgânica. Desde 2019, é diretor do Museu do Instituto de Química da UFRGS.

  • Márcia Regina Bertotto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutora em Museologia e Mestre em Ciências Sociais. Professora Adjunta da UFRGS no Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, como docente no Curso de Bacharelado em Museologia e no Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio.

Referências

BRASIL. Lei 11.904, de 14 de janeiro de 2009. Institui o Estatuto de Museus e dá outras providências. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 15 jan. 2009.

CORTINA, Adela. Aporofobia, el rechazo ao pobre: um desafio para la democracia. Barcelona: Paidós, 2017.

CUTY, Jeniffer. Museus universitários em rede: do ethos de saberes ao habitus de compartilhar conhecimento com a sociedade. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE MUSEOLOGIA, 2010, Buenos Aires. Anais […]. Buenos Aires: [s. n.], 2010. p. 221 230.

LEVI, Primo. O ofício alheio. São Paulo: Editora Unesp, 2016.

MBEMBE, Achille. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção e política da morte. São Paulo: n 1, 2018.

NUNES, Paula. Um ato de poder: narrativas das mulheres da química sobre suas experiências. 2017. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

O PROGRAMA. Programa Meninas na Ciência, Porto Alegre, 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/meninasnaciencia/o-programa. Acesso em: 10 jan. 2020.

SIMMEL, Georg. Questões fundamentais da sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

Downloads

Publicado

2022-09-02

Como Citar

Cuty, J. A., Schrekker, H. S., & Bertotto, M. R. (2022). Criação do Museu do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Revista CPC, 17(33), 122-141. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v17i33p122-141