Projeto PUC Museus: práxis museológica desenvolvida na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v16i32p85-111

Palavras-chave:

Educação, Ensino superior, Currículo, Museus universitários

Resumo

O artigo apresenta o Projeto PUC Museus, que consiste em uma práxis museológica desenvolvida na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), por meio de sua Assessoria de Relações Internacionais e Institucionais, a partir de 2017. Os fundamentos teóricos da reflexão têm como base a articulação entre educação e cultura e, por conseguinte, universidade e museu. Abordando a formação cultural pela perspectiva da teoria crítica de Theodor Adorno, bem como a prática museológica como exercício do fato museal sob inspiração da definição de Museologia de Waldisa Rússio, a argumentação identifica claramente a relação entre currículo do ensino superior e cultura como possibilidade de desterritorialização da sala de aula e dos espaços da universidade e do museu. Igualmente, ao compreender a formação como apropriação subjetiva da cultura, conforme a teoria de Adorno, o estudo propõe a integração interdisciplinar e institucional entre universidade e museu como alternativa de inovação em práticas cognitivas, curriculares e culturais.

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Biografia do Autor

  • Luciana Pasqualucci, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Pós-Doutorado em Museologia (em andamento) pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (ULHT/Lisboa). Doutora e Mestre em Educação na área de Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora e coordenadora do curso de Especialização em Museologia Cultura e Educação da PUCSP. Pesquisadora do Grupo de Políticas de Educação: Currículo vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/PUC-SP), coordenadora do Grupo de Estudos Sociomuseologia, Interculturalidade, Universidade, vinculado à Cátedra UNESCO Educação, Cidadania e Diversidade Cultural/ULHT e cofundadora do Projeto “PUC Museus: universidade e cultura contemporânea”.

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Publicado

2021-12-12

Como Citar

Pasqualucci, L. (2021). Projeto PUC Museus: práxis museológica desenvolvida na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Revista CPC, 16(32), 85-111. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v16i32p85-111