Projeto PUC Museus: práxis museológica desenvolvida na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v16i32p85-111Palavras-chave:
Educação, Ensino superior, Currículo, Museus universitáriosResumo
O artigo apresenta o Projeto PUC Museus, que consiste em uma práxis museológica desenvolvida na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), por meio de sua Assessoria de Relações Internacionais e Institucionais, a partir de 2017. Os fundamentos teóricos da reflexão têm como base a articulação entre educação e cultura e, por conseguinte, universidade e museu. Abordando a formação cultural pela perspectiva da teoria crítica de Theodor Adorno, bem como a prática museológica como exercício do fato museal sob inspiração da definição de Museologia de Waldisa Rússio, a argumentação identifica claramente a relação entre currículo do ensino superior e cultura como possibilidade de desterritorialização da sala de aula e dos espaços da universidade e do museu. Igualmente, ao compreender a formação como apropriação subjetiva da cultura, conforme a teoria de Adorno, o estudo propõe a integração interdisciplinar e institucional entre universidade e museu como alternativa de inovação em práticas cognitivas, curriculares e culturais.
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