Gerenciamento documental integrado à gestão de conservação: protocolos para o acervo artístico da UFMG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v17i33p216-241

Palavras-chave:

Acervo museológico, Documentação museológica, Gestão de acervos, Museus universitários

Resumo

Este artigo enfatiza a importância dos processos de documentação para uma gestão integrada de coleções, a partir do princípio de que o gerenciamento documental é uma das ferramentas indispensáveis para sua preservação. Aborda os protocolos desenvolvidos para políticas de documentação e gestão do Acervo Artístico da UFMG, destacando a especificidade dos acervos universitários. Constituído ao longo da trajetória da UFMG, esta coleção possui hoje aproximadamente 1700 objetos, entre pinturas, gravuras, desenhos, aquarelas, paisagens, retratos, fotografias, livros de artistas, esculturas e murais, englobando desde o século XVI ao XXI. A fim de problematizar a inserção e a formação de acervos nas universidades, o texto discute aspectos que envolvem a história e o desdobramento de ações que perspectivam o reconhecimento, a gestão, a salvaguarda e a necessidade de articulação nos âmbitos locais, nacionais e internacionais. Tais acervos, embora acumulados no âmbito da universidade, têm origem distinta, o que demanda uma percepção diferenciada de seus registros. Diante de tais desafios, é fundamental estabelecer subsídios para a discussão da necessidade da documentação para conhecimento e visibilidade dos acervos universitários. O reconhecimento das bases teóricas, dos princípios conceituais das ferramentas operacionais e dos protocolos estruturantes de gestão é fundamental para o estabelecimento de políticas de gestão de acervos no âmbito universitário, perspectivando sua integração às ações universitárias de ensino, pesquisa e extensão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Martins Panisset, Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Ciência de Informação

    Professora Adjunta do Departamento de Teoria e Gestão da Informação da Escola de Ciência da Informação Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordenadora do Acervo Artístico UFMG e do Laboratório de Preservação de Acervos da Escola de Ciência da Informação (ECI). Doutora em Artes – Preservação do Patrimônio Cultural – pela Escola de Belas Artes (EBA/UFMG). Mestre em Artes – Conservação Preventiva e Tecnologia da Obra de Arte pela Escola de Belas Artes (EBA/UFMG).

  • Yacy-Ara Froner, Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Belas Artes

    Professora Titular do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da UFMG e professora permanente nos Programas de Pós-Graduação em Artes e em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável da UFMG. Estágio Sênior Capes no ICCROM. Doutora em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em História Social pela USP. Pesquisadora PQ-Nível 2 e bolsista CNPq de Pós-Doutorado Sênior junto ao Programa de Pesquisador Colaborador do Departamento de História da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

Referências

ALMEIDA, Adriana Mortara. Museus e coleções universitários: por que museus de arte na Universidade de São Paulo? 2001. Tese (Doutorado em Ciências da Informação e Documentação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

ALVES, Juliana Rodrigues. Patrimônio: gestão e sistema de informação. 2012. Dissertação (Mestrado em Estética e História da Arte) – Programa Interunidades em Estética e História da Arte, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

BRASIL. Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do §3º do art. 37 e no §2º do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei nº 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 nov. 2011.

CABALLERO ZOREDA, Luis. A propòsito del “sistema de documentación para museos”. Boletín de la ANABAD, Madrid, t. 33, n. 3, p. 493 500, 1983.

CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

CHRISTISON, Muriel B. Professional Practices in University Art Museums. Museum News, Washington, DC, p. 30 40, 1980.

COELHO, José Teixeira. Para um museu contemporâneo de arte. In: SEMANA DE MUSEUS DA USP, 2., 1999, São Paulo. Anais […]. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1999. p. 27 30.

COLLECTIONS TRUST. Documentation planning pack. [S. l.: s. n.], 2016. Disponível em: https://bit.ly/3AC3gJk. Acesso em: 19 out. 2016.

DESVALLÉES, André; MAIRESSE, François (ed.). Conceitos-chave de museologia. São Paulo: Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus, 2013.

DYSON, Robert H. Public Education: The Experience of the University Museum at the University of Pennsylvania. In: SOLINGER, Janet (ed.). Museums and Universities: New Paths for Continuing Education. New York: Nucea; American Council on Education; Macmillan Publishing Company, 1990. p. 59 80.

FRONER, Yacy-Ara. Coleção e arquivo como prática coletiva: a narrativa, a retórica e o semiológico. Revista Pós, Belo Horizonte, v. 5, n. 9, p. 165 177, 2015.

FRONER, Yacy-Ara. Demandas históricas: a constituição da ciência da conservação e a formação do conservador-restaurador. Conservar Património, Belo Horizonte, n. 23, p. 15 23, 2016.

FRONER, Yacy-Ara. Memória e preservação: a construção epistemológica da ciência da conservação. [S. l.: s. n.], 2007.

FRONER, Yacy-Ara. Os domínios da memória: um estudo sobre a construção do pensamento preservacionista nos campi da Museologia, Arqueologia e Ciência da Conservação. 2001. Tese (Doutorado em História) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

GIL, Fernando Bragança. Museus universitários: sua especificidade no âmbito da Museologia. In: SEMEDO, Alice (coord.). Colecções de ciências físicas e tecnológicas em museus universitários: homenagem a Fernando Bragança Gil. Porto: Universidade do Porto, 2005.

JORGE, Natália Maria da Costa; MEDEIROS, Filipa; RODRIGUES, Juliana; MEDINA, Susana. Os vocabulários controlados na organização e gestão de informação sobre patrimônio cultural: orientações práticas. [S. l.]: Grupo de Trabalho “Sistemas de Informação em Museus”; Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivista e Documentalistas, 2017.

JULIÃO, Letícia et al. Acervo Artístico da UFMG: política de preservação no âmbito universitário. Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação, UFMG, 2015.

JULIÃO, Letícia; PANISSET, Ana. Acervo Artístico da UFMG: o papel da museologia na gestão do patrimônio universitário. In: SEMINÁRIO BRASILEIRO DE MUSEOLOGIA, 3., 2017, Belém. Anais […]. Belém: Faculdade de Artes Visuais, 2017.

LOUREIRO, Maria Lucia Niemeyer Matheus. A documentação museológica entre a arte e a ciência. In: GRANATO, Marcus; SANTOS, Claudia Penha dos; LOUREIRO, Maria Lúcia Niemeyer Matheus (org.). Documentação em museus. Rio de Janeiro: Mast, 2008. p. 24 32.

LOURENÇO, Marta C. Between Two Worlds: The Distinct Nature and Contemporary Significance of University Museums and Collections in Europe. 2005. Tese (Doutorado em Museoligia e História da Tecnologia) – École doctorale technologique et professionnelle, Conservatoire national des arts et metiers, Paris, 2005.

MARÍN TORRES, María Teresa. Historia de la documentación museológica: la gestión de la memoria artística. Gijón: Trea, 2002.

MEIRELLES, Lídia Maria. Conclusões gerais do I Encontro Nacional de Museus Universitários. Boletim do Centro de Documentação e Pesquisa em História da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, v. 5, n. 9, 1992.

MENDONÇA, Lúcia Glicério. Museus universitários: de legisladores do saber a intérpretes de culturas. In: SEMEDO, Alice; NASCIMENTO, Elisa Noronha; CENTENO, Rui (coord.). Atas do Seminário Internacional o Futuro dos Museus Universitários em Perspetiva. Porto: Universidade do Porto, 2014. p. 80 87.

MENSCH, Peter van. Society, object, museology. In: ICON. Collecting Today for Tomorrow. Leiden: Icofom, 1983. p. 21 32.

PAASKOSKI, Leena; EKOSAARI, Maija; JANTUNEN, Sari. Checklist para uma política de gestão de acervos. PÓS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes da EBA UFMG, Belo Horizonte, v. 4, n. 8, p. 200 229, 2014.

PANISSET, Ana Martins. A documentação como ferramenta de preservação: protocolos para documentação e gestão do Acervo Artístico da UFMG. 2017. Tese (Doutorado em Artes) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.

PAULA, João Antônio de (coord.). Acervo artístico da UFMG. Belo Horizonte: C/Arte, 2011.

PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro; VIRUEZ, Guilma Vidas; DIAS, Mauro. Sistema de Informação em Arte e Atividades Culturais (Iara): aspectos políticos, institucionais, técnicos e tecnológicos. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 23, n. 3, p. 327 334, 1994.

RIBEIRO, Emanuela Sousa. Museus em universidades pública: entre o campo científico, o ensino, a pesquisa e a extensão. Museologia & Interdisciplinaridade, Brasília, DF, v. 2, n. 4, p. 88 102, 2013.

RIBEIRO, Maria das Graças. Universidades, museus e o desafio da educação, valorização. In: ABREU, Regina; CHAGAS, Mário de Souza, SANTOS, Myrian Sepúlveda dos. Museus, coleções e patrimônios: narrativas polifônicas. Rio de Janeiro: Garamond, MinC/IPHAN/DEMU, 2007. p. 20-47.

SILVA, Camila Aparecida da. Avaliação dos processos de catalogação em museus de arte: o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. 2015. Dissertação (Mestrado em Museologia) – Programa Interunidades em Museologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

STANBURY, Peter. University Museums and Collections. Museum International: University Museums, [s. l.], v. 52, n. 2, p. 4 9, 2000.

Downloads

Publicado

2022-09-02

Como Citar

Panisset, A. M., & Froner, Y.-A. (2022). Gerenciamento documental integrado à gestão de conservação: protocolos para o acervo artístico da UFMG. Revista CPC, 17(33), 216-241. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v17i33p216-241