Educação museal e mediação do Núcleo de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia da Universidade Federal da Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v17i33p341-365

Palavras-chave:

Educação museal, Divulgação científica, Museus de ciências naturais, Museus universitários

Resumo

Os museus de ciências são espaços de educação e divulgação científica para diferentes públicos. Em 2017, o Instituto Brasileiro de Museus publicou a Política Nacional de Educação Museal (PNEM) e, em 2018, o Caderno da Política Nacional de Educação Museal. Nesse documento estão os princípios que regem o trabalho educativo museal. O objetivo deste trabalho foi investigar a mediação na divulgação científica sobre animais peçonhentos no Museu do Núcleo de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia (NOAP) com base na educação museal proposta pela PNEM. A mediação analisada foi de uma das exposições do NOAP, a Rede de Zoologia Interativa, que possui kits zoológicos, terrários com animais vivos e jogos sobre zoologia e desenvolve palestras e teatro de fantoches. Foram aplicados questionários ao público visitante da exposição e realizadas entrevistas individuais e grupo focal, com os mediadores da exposição, sobre a itinerância do museu, o contato com o público, a qualificação dos mediadores e a produção de material. Foi possível concluir que o NOAP tem um caminho que, em parte, atende às perspectivas do PNEM, principalmente em relação às discussões dos grupos de trabalho sobre estudos e pesquisa, acessibilidade e relação com a comunidade, no entanto, em relação à formação, qualificação e capacitação, o museu precisa aproximar sua dinâmica do que preconiza o documento, ainda que se ressalte que o PNEM é uma referência, e as instituições museais têm autonomia na sua gestão, tendo em vista suas especificidades.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Josefa Rosimere Lira-da-Silva, Secretaria Municipal de Educação de Salvador

    Pedagoga, especialista em Psicopedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação científica. É professora da Secretaria Municipal de Educação de Salvador/BA. 

  • Rosiléia Oliveira de Almeida, Universidade Federal da Bahia

    Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de juiz de Fora (UFJF). Mestra e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora Associada do Departamento de Educação II da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Brasil. Atua em Educação em Ciência e Ensino de Biologia.

  • Rejâne Maria Lira-da-Silva, Universidade Federal da Bahia

    Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de juiz de Fora (UFJF). Mestra e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora Associada do Departamento de Educação II da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Brasil. Atua em Educação em Ciência e Ensino de Biologia.

Referências

BRASIL. Ministério da Cultura. Documento preliminar do Programa Nacional de Educação Museal: plataforma de diálogo para a construção de uma política de educação museal. Brasília, DF: Instituto Brasileiro de Museus. 2013. Disponível em: https://bit.ly/3nenGlm. Acesso em: 20 ago. 2015.

BRASIL. Ministério da Cultura. Programa Nacional de Educação Museal: plataforma de diálogo para a construção de uma política de educação museal. Brasília, DF: Instituto Brasileiro de Museus, 2017a. Disponível em: https://bit.ly/3OD4zwV. Acesso em: 15 de jul. 2017.

BRASIL. Ministério da Cultura. Instituto Brasileiro de Museus. Portaria nº 422, de 30 de novembro de 2017. Diário Oficial da União, Brasília, DF, seção 1, n. 238, p. 5 6, 13 dez. 2017b.

BRASIL. Ministério da Cultura. Instituto Brasileiro de Museus. Caderno da Política Nacional de Educação Museal. Brasília, DF: Ibram, 2018. Disponível em: https://bit.ly/2SZU21q. Acesso em: 15 de jul. 2019.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

ICOM, Internacional Concil of Museuns. Museum Definition. ICOM, 2007. Disponível em: https://bit.ly/3S3dQkn. Acesso em: 15 de jul. 2019.

ISZLAJI, Cynthia; MARANDINO, Marta. Levantamento das exposições e ações educativas realizadas para o público infantil nos museus brasileiros. Revista da SBEnBIO, Niterói, v. 3, p. 2746 2754, 2010.

LIRA-DA-SILVA, Rejâne Maria. Zooamigos. Salvador: Edufba, 2009. Disponível em: http://www.noap.ufba.br/biotabahia/zooamigos.pdf. Acesso em: 15 jul. 2017.

LIRA-DA-SILVA, Josefa Rosimere. Educação museal: investigando a mediação em um museu de ciências itinerante. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018. Disponível em: https://bit.ly/3ygxP7m. Acesso em: 15 jul. 2017.

LIRA-DA-SILVA, Rejâne Maria; LIRA-DA-SILVA, Josefa Rosimere; MISE, Yukari Figueroa; BRAZIL, Tania Kobler. Educando sobre animais peçonhentos e salvando vidas: a importância de um museu universitário temático. Museologia e Patrimônio, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, p. 139 152, mar. 2019.

MACMANUS, Paulette Marion. Educação em museus: pesquisa e prática. In: MARANDINO, Marta; MONACO, Luciana Magalhães (org.). Educação em museus: pesquisa e prática. São Paulo: FEUSP, 2013. p. 8 97.

MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

PRIETO, Alejandro Jurado. La gestión educativa en el museo. México: [s. n.], 2019.

SANTOS, Maria Dulcinéia Sales dos; LIRA-DA-SILVA, Rejâne Maria. Rede de Zoologia Interativa: é possível uma mudança no perfil conceitual de estudantes do ensino médio sobre os animais peçonhentos? Gazeta Médica da Bahia, Salvador, v. 82, p. 40-45, 2012.

SMANIA-MARQUES, Roberta; SILVA, Jaqueline Souza; LIRA-DA-SILVA, Rejâne Maria. Rede de zoologia interativa: popularizando e desmistificando os animais peçonhentos. In: LIRA-DA-SILVA, Rejâne Maria (org.). A ciência, a arte e a magia da educação científica. Salvador: Edufba, 2006. p. 121-131.

SOUZA, S. M. NOAP: 30 anos de pesquisa na Bahia. Ciência e Cultura: Agência de Notícias em C&T. Disponível em: https://bit.ly/3vjndCJ. Acesso em: 2 mar. 2017.

Downloads

Publicado

2022-09-02

Como Citar

Educação museal e mediação do Núcleo de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia da Universidade Federal da Bahia. (2022). Revista CPC, 17(33), 341-365. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v17i33p341-365