Rede de museus e espaços de ciências e cultura da UFMG: trajetória, desafios e perspectivas

Autores

  • Marcus Marciano Gonçalves da Silveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Letícia Julião Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v16i32p36-55

Palavras-chave:

Redes de museus , Patrimônio universitário , Acervo museológico , Museus universitários

Resumo

Criada em 2001, a Rede de Museus e Espaços de Ciência e Cultura da Universidade Federal de Minas Gerais é formada pela adesão voluntária de espaços, que se mantêm autônomos, mas articulados para construírem políticas e projetos comuns na convergência do ensino, pesquisa e extensão com a salvaguarda e comunicação de acervos. Nos últimos cinco anos, sua agenda tem se concentrado no aprimoramento do seu próprio desenho institucional, na produção de informação a respeito do patrimônio universitário como ferramenta para o planejamento e no desenvolvimento de projetos em rede. A pactuação de ações para a gestão do patrimônio científico-cultural impõe o enfrentamento de diversos desafios. Entre eles, ressalta-se a diversidade dos espaços integrantes da Rede, no que concerne ao perfil institucional, grau de autonomia, recursos humanos e financeiros e estrutura física. Além disso, a necessidade de lidar com uma cultura ainda marcada pelos padrões de especiação e criação de “nichos” próprios do desenvolvimento científico e do ambiente universitário, conforme destacado por Thomas Kuhn. A consolidação de ações em rede exige construir um difícil equilíbrio, no qual se supera hierarquias e competitividades em favor da reciprocidade autônoma e espontânea das articulações rizomáticas, na busca de objetivos comuns e do compartilhamento de recursos e experiências.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcus Marciano Gonçalves da Silveira, Universidade Federal de Minas Gerais

    Mestre e doutor em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Assessor Educacional da Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG.

  • Letícia Julião, Universidade Federal de Minas Gerais

    Mestre em Ciência Política e doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora associada da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando no curso de graduação de Museologia/Escola de Ciência da Informação e nos programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFMG, Promestre/UFMG e Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenadora da Rede de Museus e Espaços de Ciência e Cultura da UFMG.

Referências

V FÓRUM permanente de museus universitários. 2018. Disponível em: http://www.ufmg.br/ rededemuseus/forum2018. Acesso em: 4 maio 2020.

BOURDIEU, Pierre. Espaço social e poder simbólico. In: Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 1990. p. 149-68.

BOURDIEU, Pierre. Homo academicus. Buenos Aires: Siglo XXI Editores, 2008.

CAFÉ, Daniel Calado. Redes em teias museológicas: sociomuseologia, redes museológicas locais, e o Museu do Território de Alcanena. Tese (Doutorado em Museologia) - Curso de Doutoramento em Museologia, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Lisboa, 2012.

COLECIONAR o mundo: objetos+ciência+cultura. 2018. In: Espaço do Conhecimento UFMG. Descubra: exposições. Disponível em: https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/colecionar-o-mundo-objetos-ciencia-cultura/. Acesso em: 4 maio 2020.

JULIÃO, Letícia. Museus e coleções universitárias. ln: NASCIMENTO, Adalson; MORENO, Andrea (Orgs.). Universidade, memória e patrimônio. Belo Horizonte: Mazza, 2015. p.13-24.

KUHN, Thomas. O caminho desde A estrutura: ensaios filosóficos, 1970-1993, com uma entrevista autobiográfica. São Paulo: Unesp, 2006.

MALERBA, Jurandir. Para uma teoria simbólica: conexões entre Elias e Bourdieu. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; MALERBA, Jurandir (Orgs.). Representações: contribuição a um debate transdisciplinar. Campinas: Papirus, 2000. p.199-225.

MARQUES, Rita de Cássia; SEGANTINI, Verona Campos. Rede de Museus da Universidade Federal de Minas Gerais. ln: Nascimento, Adalson; Moreno, Andrea (Orgs.). Universidade, memória e patrimônio. Belo Horizonte: Mazza, 2015. p.31-44.

MIGUELLETO, Danielle Costa Reis. Organizações em rede. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) Fundação Getúlio Vargas. Rio de Janeiro, 2001. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/3566/DanielleMiguelleto.pdf. Acesso em: 29 jul. 2020.

MIZUKAMI, Luiz Fernando. Redes e Sistemas de Museus: um estudo a partir do Sistema Estadual de Museus de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Museologia) - Programa de Pósgraduação Internuidades em Museologia, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2014.

SEGANTINI, Verona Campos; JULIÃO, Letícia. A UFMG e o patrimônio da ciência e cultura: da obsolência à musealização. In: GRANATO, Marcus; RIBEIRO, Emanuela Sousa; ARAUJO, Bruno Melo de (Orgs.). Cadernos do Patrimônio da Ciência e Tecnologia: instituições, trajetórias e valores. Rio de Janeiro: MAST, 2017. p.111-129.

SILVEIRA, Marcus Marciano Gonçalves da. O uso do software-livre “Atom” na gestão e na difusão de acervos: um projeto-piloto do Centro de Referência da Música de Minas - Museu Clube da Esquina para a Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.8, n.1, mar. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17038/13808. Acesso em: 4 maio 2020.

TALAS, Sofia. UNIVERSEUM: European University Heritage Network. Museologia e Patrimônio, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p.68-79, 2015.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERIAS. Pró-Reitoria de Extensão. REDE de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG. 2020. Disponível em: http://www.ufmg.br/rededemuseus/. Acesso em: 29 abr. 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERIAS. Pró-Reitoria de Extensão. Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG. Avaliação museológica: coleções e museus da UFMG. UFMG, 2017. (Relatório de pesquisa)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERIAS. Pró-Reitoria de Extensão. Regimento da Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG. Câmara de Extensão da UFMG, 2021. Disponível em: https://www.ufmg.br/rededemuseus/index.php/a-rede/marco-regulatorio. Acesso em: 20 dez. 2021.

Downloads

Publicado

2021-12-12

Como Citar

Silveira, M. M. G. da, & Julião, L. (2021). Rede de museus e espaços de ciências e cultura da UFMG: trajetória, desafios e perspectivas. Revista CPC, 16(32), 36-55. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v16i32p36-55