Contexto histórico e ações educativas do Centro de Ciências de Araraquara: os 30 anos de um museu universitário do interior paulista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v17i33p317-340

Palavras-chave:

Museus de ciência e tecnologia, Educação museal, Formação continuada do professor, Museus universitários

Resumo

Os museus universitários são instituições vinculadas às universidades, com importante função social, atuando no Ensino, na Pesquisa e na Extensão. Pesquisas sobre esses locais e as práticas que desenvolvem podem evidenciar aspectos que contribuam para o entendimento de suas particularidades no campo museal. Neste artigo, analisaremos o processo de consolidação do Centro de Ciências de Araraquara (CAA) como museu universitário, destacando as suas ações educativas. Partindo dos pressupostos de uma pesquisa qualitativa documental, foram analisados os documentos históricos do museu tais como: decretos institucionais, notícias de jornais, fotografias, relatórios e produções científicas. Os dados possibilitaram traçar o percurso histórico do CCA, que ficou marcado por três grandes fases que indicam o papel e comprometimento da equipe, a ampliação de suas ações, a caracterização museal e as estratégias para superação dos obstáculos operacionais para manutenção de suas atividades e funcionamento.

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Biografia do Autor

  • Camila Silveira, Universidade Federal do Paraná

    Licenciada em Química pelo Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara. Mestre e Doutora em Educação para a Ciência pela Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru. Professora e Pesquisadora do Departamento de Química, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática e do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional, na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

  • José Antonio Maruyama, Universidade Estadual Paulista

    Licenciado em Química pelo Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara. Mestre em Ensino de Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara. Professor da Educação Básica e Servidor Técnico do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, campus Matão/SP.

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Publicado

2022-09-02

Como Citar

Silveira, C., & Maruyama, J. A. (2022). Contexto histórico e ações educativas do Centro de Ciências de Araraquara: os 30 anos de um museu universitário do interior paulista. Revista CPC, 17(33), 317-340. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v17i33p317-340