O Museu de Arte da UFC, por entre reinvenções e ressignificações: notas em tempos pandêmicos

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DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v17i33p366-393

Palavras-chave:

Administração de museus, Comunicação museológica, Museus universitários, Museu de arte

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar as ações e projetos desenvolvidos pelo Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (Mauc/UFC) durante o isolamento social em virtude da pandemia de covid-19. Durante este período, a equipe do museu passou a desenvolver seus trabalhos de maneira remota, buscando estratégias de atendimento ao público, de produção de conteúdo para o ambiente digital e de qualificação profissional por meio da participação em cursos e do estabelecimento de parcerias intra e interinstitucionais. As ações ensejaram novas modalidades de presentificação e articulação junto à sociedade, fortalecendo vínculos anteriores e deflagrando novos, favorecendo diálogos, intercâmbios e novas formas de ser museu. A metodologia consistiu na consulta aos documentos institucionais elaborados pela equipe na execução dos trabalhos durante este período, assim como outros documentos basilares sobre a história e a gestão do museu. A partir destas fontes, foram estruturadas a apresentação da história da instituição e de suas políticas de gestão e atuação antes e durante a pandemia de covid-19. Como resultado, este trabalho apresenta um relato multifacetado sobre políticas de gestão e atuação museal em tempos de crise, refletindo sobre os desafios e as experiências de um museu universitário na pandemia, com o objetivo de contribuir com as reflexões mais amplas sobre o campo museal, seus dilemas no contemporâneo e o papel da arte, da cultura e da ciência em tempos pandêmicos.

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Biografia do Autor

  • Graciele Karine Siqueira, Universidade Federal do Ceará

    Museóloga pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Museologia e Patrimônio pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPG-PMUS) – convênio Unirio/Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast). Diretora do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará.

  • Saulo Moreno Rocha, Universidade Federal do Ceará

    Museólogo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Museologia e Patrimônio pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPG-PMUS) – convênio Unirio/Mast. Coordenador do Núcleo Educativo do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará.

  • Helem Cristina Ribeiro de Oliveira Correia, Universidade Federal do Ceará

    Administradora pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Estratégia e Gestão Empresarial pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestranda em Museologia pela Universidade de São Paulo. Administradora do Museu de Arte da UFC.

  • Kathleen Raelle De Paiva Silveira, Universidade Federal do Ceará

    Designer de Moda pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará e coordenadora do Núcleo de Comunicação do Museu de Arte da UFC.

Referências

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Publicado

2022-09-02

Como Citar

Siqueira, G. K., Rocha, S. M., Correia, H. C. R. de O., & Silveira, K. R. D. P. (2022). O Museu de Arte da UFC, por entre reinvenções e ressignificações: notas em tempos pandêmicos. Revista CPC, 17(33), 366-393. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v17i33p366-393