História de um centro de memória e história da educação: o Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade – PROEDES-FE/UFRJ
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v16i32p251-267Palavras-chave:
História da educação, Arquivos, Universidade pública, Patrimônio universitáioResumo
Este texto apresenta uma reflexão sobre os limites e as potencialidades inerentes às atividades de organização e manutenção de um centro de memória e documentação dentro de uma universidade pública. Descreve-se a trajetória de construção do Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade (Proedes) da Faculdade de Educação (FE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde a sua fundação, passando pela sua expansão, bem como pelas suas tendências mais recentes em projetos que articulam atividades de ensino-pesquisa-extensão e trabalham, de forma conjunta, a formação de professores e pesquisadores. Por fim, o artigo faz algumas considerações sobre as possibilidades e os desafios que se colocam na atualidade para a preservação da memória.
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