História de um centro de memória e história da educação: o Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade – PROEDES-FE/UFRJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v16i32p251-267

Palavras-chave:

História da educação, Arquivos, Universidade pública, Patrimônio universitáio

Resumo

Este texto apresenta uma reflexão sobre os limites e as potencialidades inerentes às atividades de organização e manutenção de um centro de memória e documentação dentro de uma universidade pública. Descreve-se a trajetória de construção do Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade (Proedes) da Faculdade de Educação (FE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde a sua fundação, passando pela sua expansão, bem como pelas suas tendências mais recentes em projetos que articulam atividades de ensino-pesquisa-extensão e trabalham, de forma conjunta, a formação de professores e pesquisadores. Por fim, o artigo faz algumas considerações sobre as possibilidades e os desafios que se colocam na atualidade para a preservação da memória.

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Biografia do Autor

  • Libânia Nacif Xavier, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FE-UFRJ), atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Pós-doutora em Ciências Humanas pela Universidade de Lisboa. Doutora e mestre em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Bacharel e Licenciada em História pela UFRJ. Participa do Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade (Proedes) e atua em projetos de extensão ligados à preservação e à disseminação da memória e da história educacional.

  • Ana Lucia Cunha Fernandes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa. Mestre em Educação e licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora associada da Faculdade de Educação (FE) da UFRJ nas disciplinas de Educação Comparada, no curso de Pedagogia, e Educação Brasileira, no curso de licenciatura. Atualmente, coordena o Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade (Proedes).

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Publicado

2021-12-12

Como Citar

Xavier, L. N., & Fernandes, A. L. C. (2021). História de um centro de memória e história da educação: o Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade – PROEDES-FE/UFRJ. Revista CPC, 16(32), 251-267. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v16i32p251-267