Reservas técnicas de museus e acesso público como tema de pesquisa: apontamentos a partir de revisão bibliográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v19i38p35-64

Palavras-chave:

Acervo museológico, Educação em museus, Reserva técnica museológica

Resumo

Em vista do crescente investimento na maior participação de públicos na dinâmica dos museus, interessa-nos compreender formas de estreitar a relação entre seus profissionais, acervos e visitantes. Neste intuito, abordamos aspectos da educação e da comunicação museais para introduzir uma discussão a respeito de acesso público às reservas técnicas. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica realizada em sete bases de periódicos, teses e dissertações nacionais e internacionais compreendendo o recorte temporal de 1970 a 2020. O refinamento do material levou ao corpus constituído por 22 trabalhos acadêmicos, os quais foram submetidos à sistematização e análise. O tratamento dos dados considerou os princípios da análise categorial para reagrupamento das unidades dos textos sob categorias emergentes. Buscou-se caracterizar as propostas levando em consideração contextos institucionais, tipos de estratégias, foco do estudo e os objetivos de cada ação. Como resultados, destaca-se que: as formas de acesso às reservas técnicas são variáveis, pois são atravessadas por condicionantes institucionais; a maneira como os públicos são reconhecidos pode orientar as propostas e há abertura para ressignificação da relação entre visitantes, objetos e profissionais de museus. A respeito deste último ponto, evidenciamos a importância dos propósitos educativos e do planejamento interdisciplinar das ações. Por fim, tal estudo pode contribuir para a reflexão sobre os sentidos de preservar e divulgar o patrimônio cultural na contemporaneidade.

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Biografia do Autor

  • Mayara Manhães de Oliveira, Fundação Oswaldo Cruz

    Mestre em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz). Museóloga no Museu da Vida Fiocruz, onde atualmente coordena o Serviço de Museologia. É membro do Grupo de Pesquisa Educação, Museus de Ciências e seus Públicos (Fiocruz).

  • Carla Gruzman, Fundação Oswaldo Cruz

    Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora e educadora no Museu da Vida Fiocruz, onde coordena a Seção de Formação do Serviço de Educação. É docente no curso de Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência e no Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz). É líder do Grupo de Pesquisa Educação, Museus de Ciências e seus Públicos (Fiocruz) e participa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Divulgação em Ciências / GEENF (USP).

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Publicado

2025-01-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Oliveira, M. M. de, & Gruzman, C. (2025). Reservas técnicas de museus e acesso público como tema de pesquisa: apontamentos a partir de revisão bibliográfica. Revista CPC, 19(38), 35-64. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v19i38p35-64