Educação e patrimônio cultural: crítica em curso
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v17i34p133-147Palavras-chave:
Educação patrimonial, Educação permanente, Curso de extensão universitáriaResumo
Relato sobra a experiência resultante do curso presencial realizado no Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo (USP) entre 15 de agosto e 19 de setembro de 2022, que teve como foco refletir criticamente as interseções entre os campos da educação e do patrimônio cultural. Estruturado em seis encontros, o objetivo do curso foi oportunizar o estudo sobre os usos que o campo do patrimônio fez e faz das ações educativas. A proposta de formação crítica de profissionais que atuam no campo da educação e da cultura teve como propósito superar uma frequente acepção despolitizadora e conservadora das ações educativas com patrimônios culturais.
Downloads
Referências
BOSI, Eclea. Memória e sociedade: lembrança de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
DEMARCHI, João L. Contribuições do projeto Interação para a Abordagem Educativa do Patrimônio Cultural. CEM: Cultura, Espaço e Memória, n. 12, p. 47-62, 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 57. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Educação patrimonial: inventários participativos: manual de aplicação. Texto de Sonia R. Florêncio et al. Brasília, DF: Iphan, 2016.
KILOMBA, Grada. Memória da plantação: episódios de racismo cotidiano. Trad. de Jess Oliveira. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
MENESES, Ulpiano T. B. de. O campo do patrimônio cultural: uma revisão de premissas. In: FÓRUM NACIONAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL: SISTEMA NACIONAL DE PATRIMÔNIO CULTURAL: DESAFIOS, ESTRATÉGIAS E EXPERIÊNCIAS PARA UMA NOVA GESTÃO, 1., 2009, Ouro Preto, MG. Anais […]. Brasília, DF: Iphan, 2009. v. 1, p. 25-39.
MICELI, Sérgio. SPHAN: refrigério da cultura oficial. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, n. 22, p. 44-47, 1987.
NITO, Mariana Kimie; SCIFONI, Simone. O patrimônio contra a gentrificação: a experiência do Inventário Participativo de Referências Culturais do Minhocão. Revista do Centro de Pesquisa e Formação, São Paulo, n. 5, p. 38-48, set. 2017.
REDE PAULISTA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL. Dossiê do inventário participativo Minhocão Contra Gentrificação. São Paulo: Repep, 2019. Disponível em: http://bit.ly/minhocaocontragentrificacao. Acesso em: set. 2022.
REDE PAULISTA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL. Princípios da educação patrimonial. São Paulo: Repep, 2014. Disponível em: https://bit.ly/3IPCjYk . Acesso em: set. 2022.
SCIFONI, Simone. Patrimônio e educação no Brasil: o que há de novo? Educação e Sociedade, Campinas, v. 42, p. 1-13, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 João Lorandi Demarchi, Mariana Kimie da Silva Nito

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).