Seminário destruições/construções: fragilidades, ameaças e ressignificação do patrimônio cultural
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v17i34p148-163Palavras-chave:
Cultura material, Memória, IdentidadeResumo
O seminário Destruições/Construções: fragilidades, ameaças e ressignificação do patrimônio cultural, promovido pelo Centro de Preservação Cultural da USP (CPC) em parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da mesma universidade, discutiu as dramáticas destruições do patrimônio cultural ocorridas no Brasil nos últimos anos, refletindo sobre os bens culturais, os sentidos das ausências, identidades, afetos e valores. O seminário ocorreu nos dias 26 e 27 de outubro de 2022 e atraiu público significativo para a Casa de Dona Yayá, sede do CPC. Reuniram-se pesquisadores, profissionais e ativistas do patrimônio cultural dedicados a pensar não só as consequências dos processos de destruição e perda como suas formas de prevenção em todos os seus atravessamentos (políticos, econômicos, sociais, culturais, científicos). Este texto faz um relato sobre as mesas-redondas e tece considerações sobre o conjunto das discussões levantadas ao longo do evento.
Downloads
Referências
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Rio de Janeiro: Vozes, 2012. v. 1.
CERTEAU, Michel de; GIARD, Luce; MAYOL, Pierre (org.). A invenção do cotidiano. Rio de Janeiro: Vozes, 2012. v. 2.
GONÇALVES, José Reginaldo Santos. A retórica da perda: discurso nacionalista e patrimônio cultural no Brasil Rio de Janeiro. Editora UFRJ, 2004.
GONÇALVES, José Reginaldo Santos. O mal-estar no patrimônio: identidade, tempo e destruição. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 28, n. 55, p. 211-228, 2015.
SADER, Éder. Quando novos personagens entraram em cena: experiências, falas e lutas dos trabalhadores da grande São Paulo: 1970-80. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Gabriel de Andrade Fernandes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).