Seminário interno Acervos na USP: desafios na gestão e na preservação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v18i35p239-254

Palavras-chave:

Patrimônio universitário, Acervos, Preservação

Resumo

Este relato apresenta a primeira ação do Grupo de Trabalho Acervos USP e Conservação, criado em novembro de 2022 pela direção do Centro de Preservação Cultural da USP (CPC-USP) e pela direção da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM-USP) agregando duas redes de profissionais de  acervo já atuantes na Universidade de São Paulo, que são a Rede de Conservação Preventiva de Acervos e a Rede USP de Profissionais de Museus e Acervos. A ação relatada aqui é o seminário interno Acervos na USP: desafios na gestão e preservação, realizado nos dias 18 e 19 de abril de 2023, nas dependências da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, campus Butantã, o qual reuniu profissionais das mais variadas unidades dos campi da Universidade que atuam diretamente com acervos, com o objetivo de compreender as condições atuais, entender as dificuldades e os pontos positivos e propor ações para a melhoria das condições de preservação e difusão do patrimônio cultural universitário.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cibele Monteiro da Silva, Universidade de São Paulo

    Mestra em Filosofia pelo programa de Estudos Culturais da EACH–USP, possui graduação em Letras Português e Espanhol pela FFLCH–USP. Atualmente trabalha no Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (FFLCH–USP) como especialista em pesquisa e apoio de museu na área de conservação/restauração de acervos. Tem experiência na área de patrimônio cultural, conservação preventiva e museologia.

  • Flávia Andréa Machado Urzua, Universidade de São Paulo

    Graduada em Pedagogia e História e especialista em organização de arquivos pela Universidade de São Paulo (USP). Assistente de Conservação e Restauro (Escola SENAI). Técnica da Seção Técnico Científica de Conservação de Acervos do Museu Paulista da USP.

  • Ina Hergert, Universidade de São Paulo

    Graduada em Educação Artística pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). Especialista em Preservação de Documentos e Obras de Arte em papel (Escola SENAI). Especialista em conservação e restauro do Museu Paulista da Universidade de São Paulo (USP).

  • Isabela Ribeiro de Arruda, Universidade de São Paulo

    Bacharela e licenciada em História (FFLCH–USP), com Especialização em Gestão de Projetos Culturais pela ECA–USP e Gestão Cultural pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc–SP. Atuou como educadora em diferentes museus da cidade de São Paulo e ingressou no Museu Paulista em 2012. Entre 2016 e 2021, exerceu a supervisão do Serviço de Atividades Educativas da instituição. A partir de 2021, assumiu a supervisão da Seção de Educação, Museografia e Ação Cultural.


  • Juliana Bechara Saft, Universidade de São Paulo

    Arquiteta e urbanista. Especialista em avaliação da qualidade do ambiente construído. Mestra em eficiência energética no edifício e doutora em qualidade ambiental aplicada a áreas de guarda de acervos pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU–USP).

  • Miriam Della Posta de Azevedo, Universidade de São Paulo

    Bacharela em História (FFLCH–USP). Gestora de acervos (National Museum of Natural History - Smithsonian Institution). Mestra em Mineralogia Aplicada - conservação de acervos geológicos (IGc–USP). Mestra em Museologia - coleções de geociências (PPGMUs–USP). Chefe Técnica do Museu de Geociências do Instituto de Geociências da USP desde 2015. 

Referências

CENTRO DE PRESERVAÇÃO CULTURAL DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Guia de museus e acervos. São Paulo, maio de 2018. Disponível em: https://bitly.ws/T4Jn/. Acesso em: 20 jun. 2023.

SAIORON, Isabela; RAMOS, Flávia Regina Souza; SCHNEIDER, Dulcinéia Ghizoni; FERREIRA Darlisom Sousa. World Cafe desafios e métodos: investigação qualitativa e desafio cultural. v. 10. Out. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.36367/ntqr.10.2022.e513. Acesso em: 20 jun. 2023.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Edição

Seção

Relatos e Depoimentos

Como Citar

Silva, C. M. da, Urzua, F. A. M., Hergert, I., Arruda, I. R. de, Saft, J. B., & Azevedo, M. D. P. de. (2023). Seminário interno Acervos na USP: desafios na gestão e na preservação. Revista CPC, 18(35), 239-254. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v18i35p239-254