Entrevista com Hiroto Yoshioka
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v19i38p330-347Palavras-chave:
Batalha da Maria Antonia, Ditadura, MemóriaResumo
Entrevista com Hiroto Yoshioka, concedida para os curadores Eduardo Augusto Costa e Deborah Regina Leal Neves para a exposição Batalha a preservar: Maria Antônia, 55 anos – fotografias de Hiroto Yoshioka, que ficou em cartaz no Centro Universitário Maria Antonia, da Universidade de São Paulo, entre 27 de outubro de 2023 e 31 de março de 2024. Nesta entrevista, Hiroto apresenta sua trajetória familiar até seu ingresso na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e destaca seu envolvimento político com movimento Ação Popular. Relata sua relação com a peça de teatro Morte e Vida Severina e o ingresso na Editora Abril, na revista Quatro Rodas. Detalha a produção das fotografias da Batalha da Maria Antônia, sua presença no ocorrido, a preservação da documentação, até a doação dos 47 slides para o Centro Universitário Maria Antônia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Eduardo Augusto Costa, Deborah Regina Leal Neves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).