O Escudo Guianês em uma perspectiva patrimonial

Autores

  • Rubens da Silva Ferreira Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i19p136-163

Palavras-chave:

Escudo Guianês. Patrimônio natural. Patrimônio mundial

Resumo

O ensaio reflete sobre o Escudo Guianês como patrimônio natural a ser preservado em um processo orientado pela cooperação internacional entre Brasil, Colômbia, Guiana Francesa, Guiana, Suriname e Venezuela na proteção de um bem transfronteiriço. Consistindo em um exercício de imaginação, em outras palavras, em um trabalho teórico, conduz-se a ideia de preservação desse relevo sob três categorias centrais: patrimonialização, biodiversidade e território. Dentre outras possibilidades, aponta para a criação de Unidades de Conservação (UC) nesse relevo sul-americano para inclusão na Lista de Patrimônio Mundial da United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (Unesco). Nesse sentido, por meio de ações nacionais e internacionais, entende-se que os países precisam investir esforços na formação de recursos humanos, em pesquisa científica, em leis e em tecnologias de informação e de comunicação para ampliar as áreas de proteção no Escudo Guianês.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rubens da Silva Ferreira, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil
    Docente da Faculdade de Biblioteconomia (FABIB/ICSA/UFPA). M.Sc. em Planejamento do Desenvolvimento (NAEA/UFPA). Bacharel em Biblioteconomia (UFPA/CSE).

Downloads

Publicado

2015-06-16

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Ferreira, R. da S. (2015). O Escudo Guianês em uma perspectiva patrimonial. Revista CPC, 19, 136-163. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i19p136-163