O Escudo Guianês em uma perspectiva patrimonial

Autores

  • Rubens da Silva Ferreira Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i19p136-163

Palavras-chave:

Escudo Guianês. Patrimônio natural. Patrimônio mundial

Resumo

O ensaio reflete sobre o Escudo Guianês como patrimônio natural a ser preservado em um processo orientado pela cooperação internacional entre Brasil, Colômbia, Guiana Francesa, Guiana, Suriname e Venezuela na proteção de um bem transfronteiriço. Consistindo em um exercício de imaginação, em outras palavras, em um trabalho teórico, conduz-se a ideia de preservação desse relevo sob três categorias centrais: patrimonialização, biodiversidade e território. Dentre outras possibilidades, aponta para a criação de Unidades de Conservação (UC) nesse relevo sul-americano para inclusão na Lista de Patrimônio Mundial da United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (Unesco). Nesse sentido, por meio de ações nacionais e internacionais, entende-se que os países precisam investir esforços na formação de recursos humanos, em pesquisa científica, em leis e em tecnologias de informação e de comunicação para ampliar as áreas de proteção no Escudo Guianês.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rubens da Silva Ferreira, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil

Docente da Faculdade de Biblioteconomia (FABIB/ICSA/UFPA). M.Sc. em Planejamento do Desenvolvimento (NAEA/UFPA). Bacharel em Biblioteconomia (UFPA/CSE).

Downloads

Publicado

2015-06-16

Como Citar

Ferreira, R. da S. (2015). O Escudo Guianês em uma perspectiva patrimonial. Revista CPC, (19), 136-163. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i19p136-163

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)