Educação patrimonial e construção de identidades: diálogos, dilemas e interfaces

Autores

  • Átila Bezerra Tolentino Ministério da Economia, João Pessoa, Paraíba, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v14i27espp133-148

Palavras-chave:

Patrimônio cultural, Memória social, Educação patrimonial

Resumo

Este artigo procura esboçar uma visão crítica sobre o processo de constituição dos patrimônios culturais e sua relação com os processos educativos que tenham como base o patrimônio cultural, sobretudo nos trabalhos que envolvem comunidades. A partir de autores que consideram o patrimônio cultural e a memória como categorias de pensamento, delineia os dilemas, conflitos e jogos de poder que envolvem a conformação de patrimônios e memórias coletivas e como esse processo deve ser considerado na perspectiva da educação patrimonial.

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Biografia do Autor

  • Átila Bezerra Tolentino, Ministério da Economia, João Pessoa, Paraíba, Brasil

    Licenciado em Letras e especializado em Gestão de Políticas Públicas de Cultura pela Universidade de Brasília. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamentalno Ministério da Economia. Atuou junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, no período de 2004 a 2018, onde coordenou as ações da Casa do Patrimônio da Paraíba, projeto de 
    educação patrimonial vinculado à Superintendência do Iphan nesse estado.

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Publicado

2019-08-30

Como Citar

Educação patrimonial e construção de identidades: diálogos, dilemas e interfaces. (2019). Revista CPC, 14(27esp), 133-148. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v14i27espp133-148