Educação e patrimônio cultural: crítica em curso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v17i34p133-147

Palavras-chave:

Educação patrimonial, Educação permanente, Curso de extensão universitária

Resumo

Relato sobra a experiência resultante do curso presencial realizado no Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo (USP) entre 15 de agosto e 19 de setembro de 2022, que teve como foco refletir criticamente as interseções entre os campos da educação e do patrimônio cultural. Estruturado em seis encontros, o objetivo do curso foi oportunizar o estudo sobre os usos que o campo do patrimônio fez e faz das ações educativas. A proposta de formação crítica de profissionais que atuam no campo da educação e da cultura teve como propósito superar uma frequente acepção despolitizadora e conservadora das ações educativas com patrimônios culturais.

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Biografia do Autor

  • João Lorandi Demarchi, Universidade de São Paulo

    Doutorando em Educação e mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP); graduado em História pela USP. Membro da Rede Paulista de Educação Patrimonial (Repep); integra o grupo de pesquisa Patrimônio, Espaço e Memória, certificado pelo CNPq; e professor da educação básica.

  • Mariana Kimie da Silva Nito, Universidade de São Paulo

    Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), na qual faz parte do grupo de pesquisa Patrimônio Cultural: História e Crítica; mestre em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); membra do Conselho Gestor da Rede Paulista de Educação Patrimonial (Repep); filiada ao Comitê Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos) e associada ao Instituto dos Arquitetos do Brasil de São Paulo (IAB SP), no qual é coordenadora do Grupo de Trabalho Patrimônio.

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Publicado

2022-12-20

Edição

Seção

Relatos e Depoimentos

Como Citar

Demarchi, J. L., & Nito, M. K. da S. (2022). Educação e patrimônio cultural: crítica em curso. Revista CPC, 17(34), 133-147. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v17i34p133-147