Entre a academia e os trilhos: um olhar sobre a temática ferroviária na pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v16i31p268-298

Palavras-chave:

Ferrovias, Patrimônio ferroviário, Produção científica

Resumo

Este estudo objetiva compreender a presença da temática ferroviária na pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Paulo (FAU-USP), um dos principais centros de produção acadêmica sobre arquitetura e urbanismo no país, entre a década de 1990 – momento em que o tema passa a ser identificado nos trabalhos presentes no banco de dados bibliográficos Dedalus – e o ano de 2020. Assim, por meio de pesquisa na plataforma digital da referida universidade, com subsequente leitura de títulos, resumos e assuntos de teses e dissertações em que foi identificada a presença dos termos “ferrovia(s)", “ferroviário" e “estações ferroviárias“, tabulou-se e formatou-se graficamente dados inéditos que auxiliam no entendimento de aspectos quantitativos, recortes temáticos, empíricos e espaciais, bem como tendências, lacunas e conexões presentes nesse corpus produzido ao longo de três décadas e que ainda não foi revisto historiograficamente. Espera-se que os resultados apresentados neste texto possam contribuir com trabalhos futuros que tenham por objetivo proble- matizar a temática ferroviária circunscrita à FAU-USP ou para além dela.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eduardo Bacani Ribeiro, Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

    Doutorando do programa de pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo na área de concentração História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo.

  • Beatriz Kühl, Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

    Professora titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Mestre em Science in Architecture Conservation pela Katholieke Universiteit Leuven, doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado em preservação pela Sapienza Università di Roma.

Referências

ALBUQUERQUE, Caio Junqueira de Souza. As primeiras concessões ferroviárias na Argentina e no Brasil: análise comparativa da evolução e desempenho de quatro empresas, 1850-1888. Dissertação (Mestrado em Integração da América Latina) - Universidade de São Paulo, 2015.

ALMEIDA, Karla Nazareth Côrrea. A pós-graduação no Brasil: história de uma tradição inventada. Tese (Doutorado em Educação, Filosofia e História da Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2017.

ANGELO, Claudio Felisoni de. Estrutura do mercado de transportes, a conduta e o desempenho das empresas ferroviárias brasileiras. Tese (Livre docência) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, 1991.

APRESENTAÇÃO. FAU-USP, São Paulo, 3 set. 2020. Disponível em: https://www.fau.usp.br/posgraduacao/arquitetura-e-urbanismo/apresentacao/. Acesso em: 19 dez. 2020.

AZEVEDO, Fernando de. Um trem corre para o oeste: estudo sobre a Noroeste e seu papel na viação nacional. São Paulo: Livraria Martins, 1950.

BEM, Sueli Ferreira de. Contribuição para estudos das estações ferroviárias paulistas. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 1998.

BELLEZA, Adriana Regina Biella Prado. Arquitetura e cidade: recuperação e requalificação urbana em São Paulo. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2002.

BORTOLUCCI, Maria Angela Pereira de Castro e Silva. Moradias urbanas construídas em São Carlos no período cafeeiro. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 1991.

BORTOTO, Pedro Mayer. Imagens do trabalho: os ferroviários da Chicago and North Western Railway nas fotografias do Office of War Information, 1942-1943. Dissertação (Mestrado em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2013.

CAMARGO, Paula. A Ferrovia Nova Transnordestina em meio às atuais condições de reprodução camponesa em Ouricuri (sertão pernambucano). Dissertação (Mestrado em Geografia Humana) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de

SãoPaulo, 2015.

CAMPOS, Cristina de. Ferrovias e saneamento em São Paulo: o engenheiro Antonio Francisco de Paula Souza e a construção da rede de infra-estrutura territorial e urbana paulista, 1870-1893. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2007.

CASERTANI, Elizabeth Sciarrone Azzolino. Contribuição da percepção para proposta de intervenção num fragmento da cidade; estudo de caso: Barra Funda. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 1993.

CORREA, Lucas Mariani; OLIVEIRA, Eduardo Romero de. História ferroviária e Pesquisa: a consolidação da temática nas pesquisas de Pós-graduação, no Brasil (1972-2016). Topoi, Rio de Janeiro, v. 19, n. 38, p. 140–168, 2018. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/2237-101X01903806. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S2237101X2018000200140&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 19 de 2020.

CORREA, Lucas Mariani; OLIVEIRA, Eduardo Romero de. Leituras e (re)leituras: a história ferroviária e a consolidação da temática nas pesquisas de pós-graduação no Brasil (1972-2017). In: OLIVEIRA, Eduardo Romero de (ed.). Memória ferroviária e cultura do trabalho: balanços teóricos e metodologias de registro de bens ferroviários numa perspectiva multidisciplinar. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2019, p. 83–112.

CRUZ, Thais Fátima dos Santos. Intervenções de restauro em Paranapiacaba: entre teorias e práticas. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2013.

CUÉLLAR, Domingo; OLIVEIRA, Eduardo Romero de; CORRÊA, Lucas Mariani. Uma abordagem histórica da ferrovia no Brasil (1850-1950): legislação, empresas e capitais britânicos. In: OLIVEIRA, Eduardo Romero de. Memória ferroviária e cultura do trabalho. São Paulo: Alameda, 2017, p. 69-119.

DEDALUS: Banco de Dados Bibliográficos da USP. Universidade de São Paulo, São Paulo, c2020. Disponível em: http://dedalus.usp.br/F?RN=934107133. Acesso em: 13 nov. 2020.

DIAS, José Roberto de Souza. Primeira ferrovia do Rio Grande do Sul. Dissertação (Mestrado) -Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 1978.

FALCON, Francisco Calazans. Palestra do Prof. Francisco Calazans Falcon (PUC-Rio). Revista Maracanan, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 118-133, 1999. Disponível em: http://www.e-ublicacoes.uerj.br/index.php/maracanan/article/view/13247. Acesso em: 23 jun. 2020.

FALCOSKI, Luiz Antonio N.; FALCOSKI, Jane Travassos A. Inventário e destinação de bens patrimoniais culturais da rede ferroviária no estado de São Paulo: conceitos e sistemas de informações cadastrais. In: CONGRESSO PARA O PLANEAMENTO URBANO, REGIONAL, INTEGRADO E SUSTENTÁVEL, 4, 2010, Faro. Anais. Faro: Pluris, 2010. p. 1-13. Disponível em: http://pluris2010.civil.uminho.pt/Actas/PDF/Paper179.pdf. Acesso em: 6 fev. 2016.

FERREIRA, Tiago Toledo. Arranjos institucionais e investimento em infra-estrutura no Brasil. Dissertação (Mestrado em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, 2009.

FRANCISCO, Rita de Cássia. As oficinas da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro: arquitetura de um complexo produtivo. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) -Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2007.

GINZBURG, Carlo. Conversar com Orion. Esboços, Santa Catarina, n. 14, p. 162-170, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/esbocos/article/view/17. Acesso em: 13 nov. 2020.

GREMAUD, Amaury Patrick. Brasil e o fluxo internacional de capitais, 1870-1930: o caso da Brazil Railway Co. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Economia, Administração

e Contabilidade, Universidade de São Paulo, 1992.

HISTÓRIA E FUNDAMENTOS DA ARQUITETURA E DO URBANISMO. FAU-USP. Disponível em: https://www.fau.usp.br/area-concentracao/historia-e-fundamentos-da-arquitetura-e-do-urbanismohistoria-e-fundamentos-da-arquitetura-e-do-urbanismo/. Acesso em: 7 dez. 2020.

HOBSBAWM, Eric. A era das revoluções. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

HOMEM, Maria Cecília. Palacete paulistano: o processo civilizador e a moradia da elite do café (1867-1914-18). Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura

eUrbanismo, Universidade de São Paulo, 1992.

INOUE, Luciana Massami. Fim da linha? Vilas ferroviárias da Companhia Paulista (1868-1961): uma investigação sobre história e preservação. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2017.

KÜHL, Beatriz Mugayar. Arquitetura do Ferro e Arquitetura Ferroviária em São Paulo: reflexões sobre a sua preservação. São Paulo: Ateliê; FAPESP; Secretaria da Cultura, 1998.

KÜHL, Beatriz Mugayar. Preservação da arquitetura do ferro em São Paulo. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 1996.

LANNA, Ana Lucia Duarte. Cidade na transição: Santos, 1870-1913. Tese (Doutorado) -Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 1994.

LANNA, Ana Lucia Duarte. Ferrovias, cidades, trabalhadores 1870-1920. Tese (Livre-docência em História da Arquitetura) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2002.

MARQUES, Helder Gustavo. Memória e transformação urbana: uma análise do patrimônio ferroviário em Campo Grande (MS). Dissertação (Mestrado em Geografia Humana) -Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2014.

MINAMI, Issao. Vila Martin Smith, no alto da serra, em São Paulo, um exemplo típico de town. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 1994.

NADAL, Maria Vilma Rodrigues. Arte, técnica e tecnologia nos caminhos de ferro do Paraná. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2000.

OLIVEIRA, Lucas Martins de. Ferrovia-parque: possibilidades para paisagens das cidades do Triângulo Mineiro. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2020.

PASSARELLI, Silvia Helena Facciolla. Diálogo entre o trem e a cidade: o caso de Santo André. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 1994.

RIBEIRO, Eduardo Bacani. Estrada de Ferro Araraquara: da Morada do Sol à “Boca do Sertão”– os espaços invisíveis. Dissertação (Mestrado em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2020.

SAES, Flávio Azevedo Marques. Ferrovias de São Paulo: Paulista, Mogiana e Sorocabana, 1870-1940. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidades, Universidade de São Paulo, 1974.

SAES, Flávio Azevedo Marques. Grande empresa de serviços públicos na economia cafeeira: um estudo sobre o desenvolvimento do grande capital em São Paulo, 1850-1930. Tese (Doutorado) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 1979.

SILVA, Ana Lúcia Arantes da. A arquitetura da Companhia Paulista de Estradas de Ferro: tipologia de remanescentes do seu tronco oeste. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2014.

SILVA, Marcel Pereira da. Nos trilhos da incerteza: a Rede Sul Mineira no contexto ferroviário brasileiro (1910-1934). Tese (Doutorado em História Econômica) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2018.

SOUKEF JÚNIOR, Antonio. A ferrovia e a cidade: a experiência de Bauru. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2005.

SOUKEF JÚNIOR, Antonio. A preservação dos conjuntos ferroviários de São Paulo Railway em Santos Jundiaí. Relatório (Pós-doutorado) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2010.

SOUKEF JÚNIOR, Antonio Reabilitação do conjunto ferroviária de Mayrinque. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 1999.

SOUZA, João Márcio Dias de. Tipologias arquitetônicas nas estações da Estrada de Ferro Sorocabana. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2015.

TOURINHO NETO, Orlirio de Souza. Transporte e uso do solo: um estudo sobre a expansão urbana do distrito de Santana, Zona Norte de São Paulo, considerando a implantação do Tramway da Cantareira e do Metrô. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) -Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2001.

VILLANUEVA, Ana. Preservação como projeto: área do pátio ferroviário central das antigas Cia. Paulista e Cia. Mogiana – Campinas-SP. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 1997.

Downloads

Publicado

2021-06-06

Edição

Seção

Artigos

Dados de financiamento

Como Citar

Entre a academia e os trilhos: um olhar sobre a temática ferroviária na pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. (2021). Revista CPC, 16(31), 268-298. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v16i31p268-298