Espaços científico-culturais e lazer durante a pandemia: análise de nove lives do São Paulo para crianças

Autores

  • Ana Luiza Cerqueira das Neves Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia
  • Bárbara de Almeida Perão Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia
  • Jéssica Noberto Rocha Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-9754-3874
  • Luisa Massarani Fundação Oswaldo Cruz https://orcid.org/0000-0002-5710-7242

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v16i31p299-326

Palavras-chave:

Divulgação científica , Museus de ciência e tecnologia, Educação não formal

Resumo

Neste estudo exploratório de caráter qualitativo, buscamos compreender como museus, zoológicos e aquários paulistas dialogaram com seus públicos durante o isolamento social por meio de atividades transmitidas ao vivo durante a fase inicial da quarentena. Em particular, realizamos uma análise de conteúdo das nove lives de espaços científico-culturais
transmitidas pelas redes sociais do portal São Paulo para crianças entre março e junho de 2020. Os dados foram analisados com auxílio do software Dedoose. Os resultados indicam que os mediadores repetiram padrões de atividades realizadas presencialmente nesses espaços e basearam os processos comunicativos predominantemente na exposição de informações sobre os diferentes elementos da atividade. Nas transmissões em exposições com animais vivos, os conteúdos mais abordados estavam relacionados ao comportamento, à alimentação e ao habitat das espécies apresentadas. Já as atividades transmitidas por museus abordaram conceitos científicos com mais frequência. As mídias sociais tiveram um papel fundamental não só na divulgação e execução das atividades, mas também na ampliação do acesso do público ao lazer aliado a experiências educativas com temáticas de ciências durante o período de isolamento social.

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Biografia do Autor

  • Ana Luiza Cerqueira das Neves, Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia

    Possui licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). É mestre pelo Programa de Pós Graduação Interunidades em Ensino de Ciências - Modalidade Ensino de Biologia na Universidade de São Paulo - USP com pesquisas na linha de educação não-formal. Atualmente é bolsista de treinamento e capacitação técnica nível 5 da Faperj, atuando no INCT em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia.

  • Bárbara de Almeida Perão, Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia

    Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho campus de Presidente Prudente (FCT/Unesp) e especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Atualmente é bolsista do CNPq na modalidade EXP-C, atuando no INCT de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT).

  • Jéssica Noberto Rocha, Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

    Divulgadora científica e pesquisadora da Fundação Centro de Ciências e de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj) e Jovem Cientista do Nosso Estado, pela Faperj. Coordenadora do grupo de pesquisa Museus e Centros de Ciências Acessíveis (MCCAC), pesquisadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT) e da Red De Museos y Centros De Ciencia (Musa Iberoamericana – CYTED).

  • Luisa Massarani, Fundação Oswaldo Cruz

    Coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia e de Musa Iberoamericana: Red de Museos y Centros de Ciencia, Cyted. Pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz. Bolsista Produtividade do CNPq 1B e Cientista do Nosso Estado (Faperj).

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Publicado

2021-06-06

Edição

Seção

Artigos

Dados de financiamento

Como Citar

Neves, A. L. C. das, Perão, B. de A., Rocha, J. N., & Massarani, L. (2021). Espaços científico-culturais e lazer durante a pandemia: análise de nove lives do São Paulo para crianças. Revista CPC, 16(31), 299-326. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v16i31p299-326