O projeto profissional de jovens das classes médias: orientações normativas e estratégias de inserção

Autores

  • Marina Gomes Coelho de Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Lucia Rabello de Castro Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v17i2p161-175

Resumo

A partir das transformações econômicas e sociais das últimas décadas, como a flexibilização e a precarização das condições de trabalho decorrentes da reestruturação produtiva, alteram-se os modos como os indivíduos planejam seu futuro profissional. Este artigo apresenta uma discussão sobre juventude e sua relação com o mundo do trabalho, em especial sobre a construção do projeto profissional no contexto da modernidade tardia, marcada pela imprevisibilidade e individualização das trajetórias. Pretendeu-se investigar de forma exploratória as principais orientações normativas, entendidas como valores centrais que norteiam as ações e alicerçam a construção de projetos profissionais. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com nove jovens universitários pertencentes às classes média e alta do Rio de Janeiro, de diferentes cursos superiores e em busca da primeira contratação profissional. Entre os principais resultados destacam-se as seguintes orientações normativas: a busca pela "qualidade de vida" e pela realização pessoal por meio do trabalho; a constante ascensão e qualificação profissional e a individualização das trajetórias de vida.

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Publicado

2014-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

O projeto profissional de jovens das classes médias: orientações normativas e estratégias de inserção. (2014). Cadernos De Psicologia Social Do Trabalho, 17(2), 161-175. https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v17i2p161-175