Quando diferentes maneiras de cuidar se tornam problema: o ofício descuidado, uma experiência com a metodologia de instrução ao sósia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v17i2p176-189Resumo
Este artigo resume uma intervenção realizada com os cuidadores de pessoas com deficiências intelectuais em uma organização privada, em Minas Gerais, sob a abordagem da Clínica da Atividade e que, posteriormente, originou a pesquisa para o doutorado da autora em Psicologia do Trabalho. A intervenção aconteceu com seis cuidadores, entre 2010 e 2011, sob os princípios da metodologia histórico-desenvolvimental de Vygotsky, associados ao método de instrução ao sósia. Adotou-se a análise de conteúdo dos diálogos, inspirada em trabalhos de autores da área, orientada pela relação dialética entre a atividade e o ofício. Além das várias evidências de que um enquadre metodológico pôde ser instalado, levando-os a discutir sobre a problemática posta, foram selecionados dois resultados que enfatizam o potencial metodológico da instrução ao sósia: o desenvolvimento da atividade de um cuidador, ilustrado por um trecho extraído dos diálogos, e os argumentos que indicam a ausência (disfunção) da função psicológica do coletivo de trabalho (o gênero profissional) para aqueles profissionais.Downloads
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