O trabalho das docentes da Educação Infantil e o mal-estar docente: o impacto dos aspectos psicossociais no adoecimento

Autores

  • Maria de Fátima Duarte Martins Universidade Federal de Pelotas
  • Jarbas Santos Vieira Universidade Federal de Pelotas
  • José Roberto Feijó Universidade Federal de Pelotas
  • Vanessa Bugs Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v17i2p281-289

Resumo

O estudo analisa a relação entre processo de trabalho e a saúde de 196 professoras das Escolas Municipais de Educação Infantil em uma cidade de porte médio no Rio Grande do Sul. O estudo foi dividido em duas etapas: qualitativa e quantitativa. Neste artigo, apresentamos resultados preliminares da etapa qualitativa. O questionário Job Content Questionnaire (Karasek, 2008) foi utilizado para captar as relações entre as demandas advindas do trabalho dessas professoras e o grau de controle que possuem sobre o mesmo, assim como verificar o suporte social recebido. Aqui, o foco são os aspectos psicossociais do trabalho e sua relação com o adoecimento. Os resultados revelaram que um grupo significativo de professoras está em risco de adoecimento, trabalhando em um ambiente que exige um alto grau de envolvimento, possuindo pouco controle sobre esse trabalho. A interação entre o trabalho e o ambiente laboral, a satisfação no trabalho e as condições de organização em que essas professoras exercem seus ofícios, da forma como estão, podem levá-las ao mal-estar docente.

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Publicado

2014-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

O trabalho das docentes da Educação Infantil e o mal-estar docente: o impacto dos aspectos psicossociais no adoecimento. (2014). Cadernos De Psicologia Social Do Trabalho, 17(2), 281-289. https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v17i2p281-289