Fatores de estresse relacionado ao trabalho: as vozes dos atendentes de telemarketing

Autores

  • Sérgio Roberto de Lucca Universidade Estadual de Campinas
  • Aline Bedin Zanatta Universidade Estadual de Campinas
  • Marcelo Scarpari Rodrigues Universidade Estadual de Campinas
  • Igor Benedick Coimbra Universidade Estadual de Campinas
  • Felipe Seixas Queiroz Universidade Estadual de Campinas
  • Beatriz Correa Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v17i2p290-304

Resumo

A elevada rotatividade e o crescimento do número de casos de transtornos mentais entre os atendentes de telemarketing é resultado do trabalho penoso a que esses trabalhadores são submetidos. Este artigo teve por objetivo analisar os fatores organizacionais e psicossociais relacionados ao estresse e sofrimento psíquico percebidos pelos atendentes de uma empresa de telemarketing. Foi aplicado um questionário de avaliação do estresse no trabalho e criou-se um grupo focal para a discussão e identificação das principais categorias relacionadas com o sofrimento psíquico desses trabalhadores. A falta de controle e a falta de autonomia foram os principais fatores de estresse e sofrimento psíquico nos dois instrumentos, tanto no quantitativo, quanto nos grupos focais (qualitativo), ambos adotados neste estudo. Na percepção dos atendentes, a falta de transparência nos critérios de promoção e reconhecimento, a precariedade do suporte e o apoio da chefia e os relacionamentos conflitantes na organização pesquisada também influenciam negativamente a saúde mental destes sujeitos.

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Publicado

2014-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Fatores de estresse relacionado ao trabalho: as vozes dos atendentes de telemarketing. (2014). Cadernos De Psicologia Social Do Trabalho, 17(2), 290-304. https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v17i2p290-304