Caracterização da atividade laboral de trabalhadores informais em praia de Natal (RN) - Brasil

Autores

  • Débora Guerra Pereira Xavier Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN
  • Jorge Tarcísio da Rocha Falcão Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN
  • Camila Costa Torres Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v18i1p29-45

Palavras-chave:

Trabalho informal, Vendedor ambulante, Economia da praia, Competências no trabalho

Resumo

Este artigo analisa os modos de organização de uma atividade laboral, especificamente a de vendedor ambulante, situada na economia informal em uma praia urbana do nordeste do Brasil. São analisados resultados de pesquisa de natureza quantitativa e qualitativa, oriundos de questionário e observações de campo, realizados com grupo de sessenta vendedores ambulantes na praia de Ponta Negra (Natal, RN). As informações oriundas dos questionários passaram por análises estatísticas descritivas e inferenciais e foram integradas à análise clínico-interpretativa. Evidenciou-se a construção de um contexto específico para o exercício de sua atividade, caracterizado por necessidade constante de superação de obstáculos, estabelecimento de relações de submissão e diferenciação em coletivos de trabalho e mobilização de diversas competências e habilidades apoiadas em conhecimentos práticos. Conclui-se que a informalidade, para além da precariedade, abarca aspectos comuns ao trabalho formal, o que a sitia como atividade laboral legítima, do ponto de vista psicossocial, permitindo ultrapassar a perspectiva de antinomia entre essas duas modalidades de atividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Guerra Pereira Xavier, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Graduada e mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.  

Jorge Tarcísio da Rocha Falcão, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Doutor em Psicologia pela Université de Paris-5 René Descartes, mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.  

Camila Costa Torres, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília, Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Downloads

Publicado

2015-06-23

Como Citar

Xavier, D. G. P., Falcão, J. T. da R., & Torres, C. C. (2015). Caracterização da atividade laboral de trabalhadores informais em praia de Natal (RN) - Brasil. Cadernos De Psicologia Social Do Trabalho, 18(1), 29-45. https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v18i1p29-45

Edição

Seção

Artigos Originais