As dimensões singular e coletiva em saúde e a integração de serviços de saúde mental e saúde do trabalhador: algumas iniciativas no SUS de Betim (MG)

Autores

  • Manoel Deusdedit Júnior Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v18i1p75-89

Palavras-chave:

Saúde mental e trabalho, Saúde do trabalhador, Saúde mental, SUS

Resumo

O presente artigo parte da constatação da existência de uma distância entre os campos da Saúde Mental e da Saúde do Trabalhador e discute como as concepções teóricas que servem de fundamento à atuação dos profissionais ligados a esses campos repercutem na sua lógica de funcionamento. Discute, ainda, como esses aspectos têm dificultado a integração desses serviços para lidar com os problemas de saúde mental e trabalho que chegam aos dispositivos de saúde do município de Betim (MG). A partir de uma pesquisa envolvendo entrevistas com profissionais, participação nas reuniões de equipe e levantamento de dados documentais, foram identificadas algumas ações dos profissionais de um dos Centros de Referência em Saúde Mental e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do município de Betim que podem representar avanços na integração entre esses serviços. Para tanto, propõe-se que a categoria “trabalho” seja considerada como um aspecto importante na superação da dicotomia entre singular e coletivo na saúde, por ser ela importante na compreensão de casos de adoecimento mental e também na condução do tratamento de usuários dos serviços de saúde.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Manoel Deusdedit Júnior, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

    Doutor em Psicologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2015-06-23

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

As dimensões singular e coletiva em saúde e a integração de serviços de saúde mental e saúde do trabalhador: algumas iniciativas no SUS de Betim (MG). (2015). Cadernos De Psicologia Social Do Trabalho, 18(1), 77-91. https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v18i1p75-89