Síndrome de Down: trabalho e práticas de inclusão

Autores

  • Dalila Giacomini Centro Universitário Univates
  • Lisandra Espíndula Moreira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Mário Francis Petry Londero Centro Universitário Univates

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v18i2p107-121

Palavras-chave:

Trabalho, Deficiência, Inclusão, Síndrome de Down

Resumo

Este artigo analisou enunciados relativos ao trabalho e inclusão para pessoas com Síndrome de Down (SD) que participam de atividades produtivas. Propôs-se uma reflexão genealógica sobre trabalho e sua articulação com inclusão e SD, entendendo que essas marcas funcionam como herança para as possibilidades de inserção nas instâncias do trabalho. A pesquisa foi realizada numa instituição de apoio à pessoa com deficiência, utilizando como metodologias: entrevistas com pessoas que possuem SD e profissionais da instituição, além do acompanhamento das oficinas e confecção de diário de campo. A partir da análise, podemos sintetizar que os enunciados são diversos e apontam para a complexidade do campo. Os enunciados nos apontaram para a importância de três temáticas na forma como as pessoas com SD se relacionam com o trabalho e a inclusão: Construção de vínculos; tempo e ritmo de trabalho; e família e remuneração. Consideramos que o estudo questiona significados atribuídos ao trabalho para funcionários com ou sem Síndrome de Down, possibilitando pensar nas singularidades que constroem formas de inclusão e exclusão no âmbito profissional.

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Biografia do Autor

  • Dalila Giacomini, Centro Universitário Univates
    Psicóloga pelo Centro Universitário Univates
  • Lisandra Espíndula Moreira, Universidade Federal de Minas Gerais

    Professora adjunta da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minais Gerais. Doutora em Psicologia
    pela Universidade Federal de Santa Catarina.

  • Mário Francis Petry Londero, Centro Universitário Univates

    Docente na graduação de Psicologia do Centro Universitário Univates. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia
    Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2015-12-31

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Síndrome de Down: trabalho e práticas de inclusão. (2015). Cadernos De Psicologia Social Do Trabalho, 18(2), 107-121. https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v18i2p107-121