Sentidos do trabalho e formas de participação: o caso de uma cooperativa de trabalhadores rurais do Assentamento Mário Lago, Ribeirão Preto (SP)

Autores

  • Thainara Granero de Melo Universidade Federal de São Carlos
  • Rosemeire Aparecida Scopinho Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v18i2p123-136

Palavras-chave:

Participação, Sentidos, Cooperativa, Assentamento rural, Psicossociologia

Resumo

O problema da participação em cooperativas de trabalhadores rurais assentados têm sido estudado sob diferentes perspectivas, porém não há consenso na literatura. De todo modo, a literatura mostra que há diferentes fatores que contribuem para a falta de participação real dos trabalhadores, especialmente porque o acesso às políticas públicas está condicionado à criação de cooperativas ou associações, o que torna compulsório o associativismo. O objetivo deste artigo é discutir as formas de participação de trabalhadores rurais em cooperativas por meio da análise dos sentidos atribuídos ao trabalho. Estudamos o caso de uma cooperativa do Assentamento Mário Lago, Ribeirão Preto (SP), por meio de estratégias de observações diretas e de entrevistas semiestruturadas. Constatamos que a participação instrumental predominava no grupo, reforçada por dependências materiais, institucionais e afetivas dos sujeitos. Os sentidos atribuídos pelos sujeitos ao trabalho cooperado reforçaram a constatação de que o modo como as políticas de desenvolvimento rural têm sido pensadas no país traduzem a desproporcionalidade entre a prática cotidiana da cooperação e o cooperativismo institucionalizado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thainara Granero de Melo, Universidade Federal de São Carlos
    Doutoranda em Psicologia no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos
  • Rosemeire Aparecida Scopinho, Universidade Federal de São Carlos
    Professora associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos

Downloads

Publicado

2015-12-31

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Sentidos do trabalho e formas de participação: o caso de uma cooperativa de trabalhadores rurais do Assentamento Mário Lago, Ribeirão Preto (SP). (2015). Cadernos De Psicologia Social Do Trabalho, 18(2), 123-136. https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v18i2p123-136