As políticas de educação continuada por competências: um estudo das configurações subjetivas do trabalhador público brasileiro

Autores

  • Luana Silvy de Lorenzi Tezza Magnin Universidade Federal do Paraná
  • Miriam Aparecida Graciano de Souza Pan Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v18i2p153-167

Palavras-chave:

Capacitação pública, Competências, Bakhtin, Educação continuada, Discurso, Subjetividade

Resumo

Ser competente tornou-se objeto de consumo dos trabalhadores, que se dedicam ilimitadamente ao seu desenvolvimento. Este artigo analisa os modos de produção subjetiva do trabalhador público brasileiro a partir das amplas políticas de capacitação por competências, essas pouco problematizadas em seus fundamentos. Trata-se de um estudo documental discursivo e teórico-conceitual, realizado via perspectiva bakhtiniana, em que se analisou a política nacional de desenvolvimento de pessoal, o relatório da Comissão Internacional sobre a Educação para a UNESCO e o Programa de Capacitação da ENAP. O enunciado das competências, como forma de oportunizar rápida qualificação e inclusão, está comprometido com uma visão de educação liberal e flexível que transfere ao servidor a responsabilidade pela (in)eficiência da gestão pública brasileira. Conclui-se que embora os fundamentos do termo “competências” estejam silenciados na literatura, seus usos e efeitos podem ser lidos em sua perspectiva pragmática, produzindo um trabalhador autônomo, flexível e que se responsabiliza individualmente por suas competências e capacidade de entrega. Na promessa de rápida qualificação e inclusão, o discurso de competência funciona como potente e competente aliado do Estado capitalista.

 

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Biografia do Autor

  • Luana Silvy de Lorenzi Tezza Magnin, Universidade Federal do Paraná

    Analista em gestão pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/PR). Doutoranda em Administração e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisa realizada com bolsa Capes

  • Miriam Aparecida Graciano de Souza Pan, Universidade Federal do Paraná

    Departamento de Psicologia da Universidade do Paraná (UFPR). PhD em Educação Superior pela University of Texas at Austin e doutora em Letras pela UFPR

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Publicado

2015-12-31

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

As políticas de educação continuada por competências: um estudo das configurações subjetivas do trabalhador público brasileiro. (2015). Cadernos De Psicologia Social Do Trabalho, 18(2), 153-167. https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v18i2p153-167