O sentido do trabalho no contexto da atividade do catador da material reciclável

um estudo de caso

Autores

  • Maria Elizabeth Antunes Lima Centro Universitário Unihorizontes
  • Indira Barreto Trindade Centro Universitário Unihorizontes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v21i1p33-43

Palavras-chave:

Catadores, Sentido do Trabalho, Materiais Recicláveis

Resumo

O artigo apresenta a trajetória de uma trabalhadora que encontrou na catação de material reciclável sua própria sobrevivência e a de seus familiares. Por meio de um estudo de caso baseado no Método Biográfico, conforme foi proposto por Louis Le Guillant (2006), buscou-se apreender o sentido que essa catadora atribui ao seu trabalho. Foram realizadas entrevistas em profundidade, além de uma pesquisa documental, visando conhecer a história da associação à qual ela está vinculada. Os resultados oferecem uma maior visibilidade ao catador e ao trabalho que realiza, concluindo que, apesar de ser pouco valorizado socialmente, para além da garantia da sobrevivência, esse trabalho pode ser fonte de reconhecimento e de identidade, permitindo a emergência de novas perspectivas de vida e a projeção de um futuro melhor. Os resultados apontam ainda que a atividade de catação, embora realizada sob condições adversas, não se reduz à luta contra o sofrimento, podendo ser percebida também como fonte permanente de recriação e de novas formas de viver.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Elizabeth Antunes Lima, Centro Universitário Unihorizontes

    Psicóloga, mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutora em Sociologia do Trabalho pela Universidade de Paris IX (Paris-Dauphine) e pós-doutora em Clínica da Atividade pelo Conservatoire National des Arts et Métiers – CNAM (Paris-França). É professora titular aposentada pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, é professora do quadro permanente do Mestrado do Centro Universitário Unihorizontes, em Belo Horizonte-MG.

  • Indira Barreto Trindade, Centro Universitário Unihorizontes

    Assistente social, pós-graduada em gestão estratégica de negócios e em gestão estratégica de pessoas. Mestre em Administração pelo Centro Universitário Unihorizontes. Atualmente é professora da graduação e pós graduação do Centro Universitário Unihorizontes em Belo Horizonte-MG.

Downloads

Publicado

2018-09-12

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

O sentido do trabalho no contexto da atividade do catador da material reciclável: um estudo de caso. (2018). Cadernos De Psicologia Social Do Trabalho, 21(1), 33-43. https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v21i1p33-43