A arqueologia da psicodinâmica do trabalho no Brasil

Autores

  • Kátia Barbosa Macêdo Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Roberto Heloani Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v21i1p45-59

Palavras-chave:

Psicodinâmica, Arqueologia, Trabalho

Resumo

O objetivo do texto é apresentar dados que constituíram a arqueologia da Psicodinâmica do Trabalho no Brasil. Metodologia: foram realizadas 16 entrevistas individuais com Dejours e outros pesquisadores brasileiros que contribuíram para a introdução e disseminação dela no país e que adotam a abordagem em suas pesquisas. Para as entrevistas, considerou-se como critério o levantamento dos pesquisadores que estiveram no CNAM e os componentes do GT (Grupo de Trabalho em Psicodinâmica do Trabalho) da ANPEPP (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa no Brasil). Os resultados são apresentados considerando quatro aspectos: as raízes da Psicodinâmica do Trabalho no Brasil; a expansão da Psicodinâmica no Brasil; divergências e convergências entre contexto francês e brasileiro; e críticas e limitações em relação à Psicodinâmica do Trabalho. Seguem as considerações finais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Kátia Barbosa Macêdo, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

    Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (UCG), especialização em Psicanálise pela UCG, mestre em Psicologia Aplicada a las organizaciones pela EAE de Barcelona, mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás, doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, com pós-doutorado em Educação pela Unicamp/CNAM, professora titular da PUC-Goiás, Psicanalista formada pela International Psychoanalytic Association (IPA).

  • Roberto Heloani, Universidade Estadual de Campinas

    Graduado em Psicologia pela Fundação Getúlio Vargas, mestre e doutor em Psicologia pela PUC-São Paulo, professor livre docente da Unicamp e FGV São Paulo.

Downloads

Publicado

2018-09-12

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A arqueologia da psicodinâmica do trabalho no Brasil. (2018). Cadernos De Psicologia Social Do Trabalho, 21(1), 45-59. https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v21i1p45-59