Organização do trabalho, prazer e sofrimento de docentes públicos federais

Autores

  • Graziele Alves Amaral Universidade Federal de Goiás (Jataí, GO)
  • Amanda Leal Borges Universidade Federal de Goiás (Jataí, GO)
  • Ana Paula de Melo Juiz Universidade Federal de Goiás (Jataí, GO)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v20i1p15-28

Palavras-chave:

Trabalho docente, Psicodinâmica do trabalho, Prazer e sofrimento no trabalho

Resumo

O panorama de crescimento nos últimos anos de números de vagas e de professores do ensino superior aponta para a necessidade de maior atenção à qualidade do ensino e à saúde no trabalho dos docentes. Esta pesquisa, de caráter descritivo, buscou compreender a relação entre organização do trabalho e as vivências de prazer e sofrimento de docentes de um campus de interior de uma universidade federal a partir da análise psicodinâmica do trabalho. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco docentes, e os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Constatou-se demonstração de prazer no trabalho por meio de atividades de ensino e pesquisa e do relacionamento com os alunos. As vivências de sofrimento referem-se às situações de conflitos interpessoais e à falta de infraestrutura e sobrecarga no trabalho. Por vezes esses sofrimentos puderam ter um destino criativo, através da mobilização da inteligência prática, da autonomia e da satisfação sublimatória propiciada pelo significado do fazer docente.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Graziele Alves Amaral, Universidade Federal de Goiás (Jataí, GO)

    Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília, DF. Professora adjunta do curso de Psicologia da Universidade Federal de Goiás, regional Jataí.

  • Amanda Leal Borges, Universidade Federal de Goiás (Jataí, GO)

    Analista de recursos humanos na Lacel Laticínios Ceres, Goiânia, GO. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás, regional Jataí.

  • Ana Paula de Melo Juiz, Universidade Federal de Goiás (Jataí, GO)

    Support worker no Hales Group, Inglaterra. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás, regional Jataí.

Downloads

Publicado

2017-12-30

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Organização do trabalho, prazer e sofrimento de docentes públicos federais. (2017). Cadernos De Psicologia Social Do Trabalho, 20(1), 15-28. https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v20i1p15-28