De “bandido” a “trabalhador”

um estudo sobre a relação dos jovens com o trabalho a partir das medidas socioeducativas

Autores

  • Fernanda Reis Alves de Oliveira Pedro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria Elizabeth Antunes Lima Centro Universitário Unihorizontes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v21i1p61-71

Palavras-chave:

Juventude, Trabalho, Medida socioeducativa

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com jovens autores de atos infracionais no município de Belo Horizonte (MG). Adentrando a temática relativa ao eixo profissionalização, proposto pelas medidas socioeducativas, seu objetivo foi o de compreender o sentido que o trabalho assume para o jovem, considerando sua vivência anterior no trabalho informal – e frequentemente ilícito –, e sua nova experiência com as atividades propostas no contexto das medidas. A partir desse eixo norteador, tenta-se apreender melhor as categorizações sociais “trabalhadores” formais e “bandidos”, considerando as mudanças ocorridas a partir da formação do jovem e sua inserção no mundo do trabalho formal. Os dados foram coletados por meio de entrevistas coletivas e individuais, sendo que estas últimas permitiram a elaboração de dois estudos de caso, escolhidos para serem expostos no artigo como forma de ilustração das novas perspectivas descobertas pelo jovem a partir de sua inserção em um projeto socioeducativo. Os resultados permitiram desvelar os sentidos atribuídos à categoria trabalho nos períodos anterior e posterior ao acautelamento, revelando que os sujeitos tendem a considerar como trabalho apenas as atividades lícitas que exerceram.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernanda Reis Alves de Oliveira Pedro, Universidade Federal de Minas Gerais

    Psicóloga, Especialista em Psicologia do Trabalho e Mestre em Psicologia Social pela UFMG. Professora em curso de pós-graduação na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e Analista de políticas públicas na Prefeitura de Belo Horizonte.

  • Maria Elizabeth Antunes Lima, Centro Universitário Unihorizontes

    Psicóloga e Mestre em Administração pela UFMG. Doutora em Sociologia do Trabalho pela Universidade de Paris IX. Professora e pesquisadora do Programa de Mestrado do Centro Universitário Novos Horizontes (Minas Gerais).

Downloads

Publicado

2018-09-12

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

De “bandido” a “trabalhador”: um estudo sobre a relação dos jovens com o trabalho a partir das medidas socioeducativas. (2018). Cadernos De Psicologia Social Do Trabalho, 21(1), 61-71. https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v21i1p61-71