O trabalho no campo da educação: o Fórum-Cosate como estratégia de resistência à máquina neoliberal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v23i1p1-12

Palavras-chave:

Educação, Trabalho, Cogestão

Resumo

O artigo introduz uma experiência de pesquisa-intervenção realizada na região metropolitana de Vitória-ES, mais especificamente no município de Serra, Espírito Santo, visando ao fortalecimento de práticas no contexto escolar que possam fazer frente à racionalidade neoliberal que toma a educação como bem privado de valor econômico. Apresenta a constituição de um fórum de trabalhadores da educação com objetivo de construir estratégias que pudessem desafiar o processo de adoecimento em curso nas escolas, decorrente da racionalidade econômica vigente no referido município. Aponta como direção ética a indissociabilidade entre clínica e política e aposta na criação de táticas coletivas de enfrentamento ao adoecimento nas unidades escolares da rede.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cristiane Bremenkamp Cruz, Universidade Federal do Espírito Santo

    Professora do Departamento de Psicologia, Centro de Ciencias Humanas e Naturais.

Downloads

Publicado

2020-12-16

Como Citar

O trabalho no campo da educação: o Fórum-Cosate como estratégia de resistência à máquina neoliberal. (2020). Cadernos De Psicologia Social Do Trabalho, 23(1), 1-12. https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v23i1p1-12