O trabalho no campo da educação: o Fórum-Cosate como estratégia de resistência à máquina neoliberal
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v23i1p1-12Palavras-chave:
Educação, Trabalho, CogestãoResumo
O artigo introduz uma experiência de pesquisa-intervenção realizada na região metropolitana de Vitória-ES, mais especificamente no município de Serra, Espírito Santo, visando ao fortalecimento de práticas no contexto escolar que possam fazer frente à racionalidade neoliberal que toma a educação como bem privado de valor econômico. Apresenta a constituição de um fórum de trabalhadores da educação com objetivo de construir estratégias que pudessem desafiar o processo de adoecimento em curso nas escolas, decorrente da racionalidade econômica vigente no referido município. Aponta como direção ética a indissociabilidade entre clínica e política e aposta na criação de táticas coletivas de enfrentamento ao adoecimento nas unidades escolares da rede.
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Copyright (c) 2020 Maria Elizabeth Barros de Barros, Cristiane Bremenkamp Cruz
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