A gente fica muito tempo aqui dentro!: Reflexões sobre o trabalho de gerentes, recepcionistas e camareiras de hotéis
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v14i1p111-125Palavras-chave:
Sentidos do trabalho, Centralidade do trabalho, Intensidade de trabalho, HotelariaResumo
Partindo da premissa da centralidade do trabalho na vida das pessoas, o objetivo deste artigo foi compreender as relações entre os sentidos atribuídos ao trabalho e as condições concretas vividas por trabalhadores. Para isso, foram conduzidas 11 entrevistas em profundidade com gerentes, recepcionistas e camareiras de dois hotéis na cidade de Ribeirão Preto (SP), visando apreender a ótica dos próprios trabalhadores. As análises dos depoimentos possibilitam concluir que: a) os objetivos de vida dos entrevistados estão diretamente vinculados aos sentidos que eles atribuem ao trabalho; b) o trabalho é extenso e intenso, comprometendo o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal; e c) os salários não condizem nem com as exigências de disponibilidade e de dedicação à empresa, nem com os objetivos de vida almejados.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.