Aprendizagem induzida pela instrução em contexto de organizações e trabalho: uma análise crítica da literatura
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v13i2p177-193Palavras-chave:
Aprendizagem humana, Aprendizagem induzida, Treinamento, Desenvolvimento, EducaçãoResumo
O atendimento às novas exigências do mercado de trabalho, caracterizado por transformações sociais e tecnológicas, exige que as organizações que compõem o sistema produtivo desenvolvam estratégias de atualização contínua de suas competências organizacionais e individuais. Além disso, é fato que um dos grandes desafios do Brasil é promover o desenvolvimento sustentável econômico e social em diversas regiões. Programas de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoal (TD&E) nas empresas e de formação e qualificação profissional em ambiente aberto contribuem para que esse desenvolvimento ocorra. Torna-se necessário entender, portanto, como ocorrem os processos de aprendizagem e, principalmente, de transferência de aprendizagem para diferentes ambientes corporativos e profissionais. O presente artigo pretende contribuir com a área de psicologia organizacional e do trabalho, ao apresentar uma análise crítica da literatura sobre o processo de aprendizagem induzida pela instrução em contexto de organizações e trabalho. Para tanto, são discutidos os conceitos, as teorias e as abordagens relacionadas ao processo de aprendizagem humana no trabalho, com ênfase na aprendizagem induzida pela instrução. Analisam-se também os conceitos e as características dos processos formais que promovem a aprendizagem induzida no trabalho: ações de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoal, formação e qualificação profissional.Downloads
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