Viver na baia: dimensões psicossociais da saúde e do controle no trabalho de teleatendimento
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v11i1p19-39Palavras-chave:
Teleatendimento, Trabalho penoso, Saúde do trabalhador, Psicologia social do trabalho, Psicologia social da saúde, Sociedade disciplinarResumo
O objetivo desse artigo é estudar como operadores de teleatendimento vivenciam o trabalho em sua relação com a saúde. O estudo empírico consistiu em visita a uma empresa de teleatendimento, entrevistas com ex-operadores de teleatendimento e acesso a sítios na internet (Orkut) que ofereciam testemunhos e avaliações sobre esse serviço. A leitura de Michel Foucault possibilitou orientar a descrição do controle gerencial presente na arquitetura do local de trabalho e nos mecanismos disciplinares. A noção de trabalho penoso orientou a compreensão das vivências desses trabalhadores que apontavam as repercussões do trabalho para a saúde. Ritmo acelerado, necessidade de ser cordial e rapidez no atendimento são alguns dos motivos de penosidade. Posteriormente, foram tecidas considerações sobre algumas técnicas motivacionais adotadas pelas empresas do setor para lidar com as exigências do trabalho.Downloads
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