ACAT: o trabalhador como protagonista da análise de acidentes de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v11i1p111-120Palavras-chave:
Atividade, Subjetividade, Processo de trabalho, Acidente de trabalhoResumo
O dispositivo de análise coletiva de acidentes de trabalho (ACAT) tem como objetivo analisar acidentes de modo a propiciar, por uma via de análise participativa, o aumento da vitalidade dos ofícios. Foi utilizado durante dois anos em um hospital público, buscando-se aperfeiçoá-lo e observar os efeitos que propiciava. Referenciado na teoria da clínica da atividade, o método consiste em levar o trabalhador a recriar a situação do acidente, deslocando-se para a posição de observador de seu trabalho. O trabalhador é convidado a mostrar como deu-se o acidente e o analista do trabalho apresenta-lhe questões sobre suas escolhas quanto aos caminhos possíveis, interrupções sofridas e outras. A dupla acidentado-analista registra em um diagrama a sucessão de eventos, privilegiando a experiência do acidentado. São então promovidas discussões grupais de diversos acidentes. Os resultados demonstram que o dispositivo produz efetivamente o deslocamento do trabalhador para a posição de co-analista de seu trabalho, rompendo cristalizações que impedem o desenvolvimento dos ofícios constitutivos do trabalho em saúde.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.