Um currículo para a expressão e a apropriação da subjetividade: análise de práticas de ampliação da escolaridade dos trabalhadores nas empresas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v11i1p121-133Palavras-chave:
Educação e trabalho, Educação de jovens e adultos, Subjetividade, QualificaçãoResumo
O objetivo do presente trabalho é analisar as implicações do currículo dos cursos de ampliação da escolaridade dos trabalhadores que as empresas têm implementado enquanto unidades particulares de produção ou em associação com o poder público, as universidades e outras empresas, no que diz respeito à formação do trabalhador "flexível". Tais cursos visam adequar a formação dos trabalhadores às necessidades das novas tecnologias de produção, rompendo com a educação taylorista recebida nos poucos anos de escolarização desses trabalhadores. A base empírica para nossa discussão é uma pesquisa na qual investigamos as práticas pedagógicas de ampliação da escolaridade realizadas por dez empresas das regiões do Vale do Rio Pardo e da grande Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O estudo revela que o currículo dessas práticas, especialmente o currículo em ação ao qual aqui damos destaque, funciona como instrumento de apropriação das capacidades subjetivas dos trabalhadores. Procuramos demonstrar também que essas práticas pedagógicas contribuem para o deslocamento do trabalho prescrito para o terreno da missão da empresa.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.