Entre o atender e o ser atendido: políticas em saúde para o trabalhador do serviço público

Autores

  • Zelma Borges de Souza Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia
  • Lélia Marília dos Reis Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v16i1p87-106

Palavras-chave:

Políticas públicas, Saúde do trabalhador, Servidor público.

Resumo

As relações do mundo do trabalho repercutem nos processos saúde/doença do servidor público. Nosso propósito foi
compreender como são percebidas as políticas em saúde do trabalhador do serviço público. Apresentamos relatos de
representantes de sete instituições públicas de um município do sudoeste da Bahia. Os relatos foram mediados a
partir da seguinte questão norteadora: “Fale-me de sua experiência na área da saúde do trabalhador e como você
percebe essa política no município e no órgão no qual você está inserido”. Os dados foram analisados a partir do
método fenomenológico, tendo emergido sete categorias: 1) estruturação dos serviços: institucionalizar os serviços
na rede de saúde municipal; 2) ações e diretrizes: divulgação sobre o tema; 3) equipes e serviços: registro de
adoecimentos relacionados ao trabalho; 4) atenção à saúde do servidor público por meio de políticas públicas:
carência de ações; 5) principais demandas em saúde do trabalhador: LER-DORT, transtornos mentais; 6) limites e
dificuldades: burocracia, mudanças de gestores; 7) Ausência de protocolo e planejamento: ações pontuais.
Conclusão: necessidade de ampliação de ações visando à saúde do servidor público e dar visibilidade a essa
necessidade, por meio de dados mensuráveis e de divulgação. Indicação de ampliação de espaço para discussão
dentro das instituições públicas.

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Publicado

2013-06-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Entre o atender e o ser atendido: políticas em saúde para o trabalhador do serviço público. (2013). Cadernos De Psicologia Social Do Trabalho, 16(1), 87-106. https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v16i1p87-106