Gênero, autoconceito e trabalho na perspectiva de brasileiros e angolanos

Autores

  • Sônia Maria Guedes Gondim Universidade Federal da Bahia (Salvador, BA)
  • José Bonifácio do Amparo Sobrinho Universidade Federal da Bahia (Salvador, BA)
  • Vitor Santos Santana Universidade Federal da Bahia (Salvador, BA)
  • Vanda Martins dos Santos Universidade Federal da Bahia (Salvador, BA)
  • João Manuel Saveia Universidade Federal da Bahia (Salvador, BA)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v16i2p153-165

Palavras-chave:

Gênero, Psicologia do trabalho, Pesquisa intercultural, Autoconceito.

Resumo

O estudo apresenta uma análise descritiva e qualitativa das diferenças e similaridades de atributos femininos e masculinos de trabalhadores brasileiros e angolanos, com ou sem função gerencial. A suposição é que os atributos de gênero presentes no autoconceito pessoal estão relacionados à socialização e à experiência de trabalho nos dois países. Participaram 431 trabalhadores – trezentos do Brasil e 131 de Angola –, sendo 164 homens e 267 mulheres. Foi utilizado um Inventário dos Esquemas de gênero do Autoconceito. Os dados foram analisados mediante frequência, teste do qui-quadrado e análise qualitativa, levando em conta país, sexo e função gerencial. Os resultados indicam a prevalência de atributos femininos na amostra geral, não diferenciando países. O atributo responsável destaca-se entre trabalhadores, independentemente de país, sexo e função gerencial. O atributo dedicado está mais fortemente presente naqueles que não assumem funções gerenciais. Os atributos masculinos, apesar de em menor número, estão fortemente associados a homens e se diferenciam por país e função gerencial. Conclui-se que os atributos femininos estão presentes na autoavaliação de trabalhadores, independentemente do sexo e do exercício da função gerencial, corroborando a hipótese das similaridades entre atributos de gênero. Limitações do estudo são apresentadas na seção final.

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Publicado

2013-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Gênero, autoconceito e trabalho na perspectiva de brasileiros e angolanos. (2013). Cadernos De Psicologia Social Do Trabalho, 16(2), 153-165. https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v16i2p153-165