Clínica do trabalho e experiência de formação com trabalhadoras de escolas públicas no Brasil

Autores

  • Maristela França Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ)
  • Milton Athayde Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ)
  • Hélder Muniz Universidade Federal Fluminense (Niterói, RJ)
  • Mary Yale Neves Universidade Federal Fluminense (Niterói, RJ)
  • Jussara Brito Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz (Rio de Janeiro, RJ)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v16ispe1p69-89

Palavras-chave:

Clínica do trabalho, Perspectiva ergológica, Comunidade ampliada de pesquisa, Dispositivo dialógico, Desenvolvimento.

Resumo

O estudo discute o modo como o Programa de Formação em Saúde, Gênero e Trabalho nas Escolas concebe e recorre ao dispositivo denominado Comunidade Ampliada de Pesquisa (CAP), na tentativa de colaborar para a sinergia entre os polos que configuram a perspectiva ergológica (DD3P), que tem por meta o compreender transformar em parceria – pesquisadores profissionais e pesquisadores práticos ↔ (protagonistas do trabalho em análise, militantes sindicais etc.) – por meio de “encontros sobre o trabalho” que combinam formação, pesquisa e intervenção. O dispositivo CAP visa colocar o trabalho em situação clínica a partir de um método de alternância – curso/exercícios de análise realizados pelos trabalhadores /encontros sobre o trabalho. O enquadre clínico instaura e desenvolve um espaço dialógico particular de confronto de saberes e experiências, fazendo circular na CAP, de forma fecunda, uma comunidade dialógica voltada a analisar o trabalho individual e coletivo. A experiência desenvolvida nas escolas é apresentada em sua potência de clínica do trabalho a partir de algumas sequências de diálogos pelo que elas constituem de dinâmicas interlocutivas particulares e pelo que revelam sobre os esforços dos sujeitos para criar instrumentos de ação sobre si mesmos e os outros.

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Publicado

2013-06-30

Como Citar

Clínica do trabalho e experiência de formação com trabalhadoras de escolas públicas no Brasil. (2013). Cadernos De Psicologia Social Do Trabalho, 16(spe1), 69-89. https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v16ispe1p69-89