“Escola em sofrimento”: pesquisa-ação sobre situações de trabalho de risco para a saúde mental em meio escolar

Autores

  • Marie-France Maranda Université Laval (Québec, Canadá)
  • Simon Viviers Université Laval (Québec, Canadá)
  • Jean-Simon Deslauriers

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v17ispe1p141-151

Palavras-chave:

Psicodinâmica do trabalho, Saúde mental, Saúde e segurança no trabalho, Escolas, Educação.

Resumo

Esta pesquisa-ação, realizada em duas escolas de ensino médio no Quebec, foi baseada numa intervenção em psicodinâmica do trabalho, com professores, profissionais da educação, pessoal de apoio e diretoria. O objetivo foi analisar o sofrimento e as estratégias defensivas individuais e coletivas, além de identificar situações de risco para a saúde mental no trabalho. O segundo aspecto desta pesquisa visava o acompanhamento, no ambiente escolar, com a tomada de consciência dos efeitos deletérios da organização do trabalho e da necessidade de agir através de prevenção primária (na fonte) em prol da saúde e da segurança do trabalho.

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Publicado

2014-05-09

Como Citar

Maranda, M.-F., Viviers, S., & Deslauriers, J.-S. (2014). “Escola em sofrimento”: pesquisa-ação sobre situações de trabalho de risco para a saúde mental em meio escolar. Cadernos De Psicologia Social Do Trabalho, 17(spe1), 141-151. https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v17ispe1p141-151