Chamada para o nº 34 — Literaturas Estrangeiras

2022-03-09

Nos últimos 20 anos, o olhar sobre a crítica literária tem adquirido novos contornos: se a crítica do calor da hora tem perdido espaço em jornais de grande circulação, ela se instalou rapidamente na internet e tem presença em revistas literárias que colocam em circulação novas perspectivas. No âmbito acadêmico, pouco a pouco, começam a surgir pesquisas sobre críticos literários (como Roland Barthes e Antonio Candido, que já foram tema de outros dossiês desta revista) e discussões teóricas que englobam crítica e literatura, como A república mundial das Letras (1999), de Pascale Casanova, que se refere ao "espaço literário".

Qual o processo de criação de uma obra crítica? Quais as relações entre a criação literária e a criação crítica? Quais são os atuais espaços da crítica literária (jornais, universidades, redes sociais)? Quais são as relações entre crítica literária e vida universitária? Como a crítica circula no espaço geopolítico? É possível falar de crítica comparada? Quais as diferenças entre as críticas de espaços institucionalizados e a crítica criada em países periféricos? Quais recursos para levar o leitor a pensar com e a partir da crítica? Estas são algumas perguntas que gostaríamos de discutir neste novo número da Revista Criação & Crítica, cuja chamada estará aberta para todo e qualquer texto que tenha a crítica literária como objeto e não como perspectiva teórica para a discussão da literatura.

Contribuições: a revista aceita artigos acadêmicos escritos em português, francês, espanhol e inglês, bem como resenhas, entrevistas, traduções e exercícios de estilo (textos na fronteira entre o crítico e o literário). Para consultar as seções da revista e as Diretrizes para autores, acessem: https://www.revistas.usp.br/criacaoecritica/about/submissions 

[PRORROGADA] Data limite: as contribuições devem ser enviadas pelo site da revista até o dia 25/09/2022.