[PRAZO PRORROGADO] Chamada aberta para o nº 39 - Horror e literatura

2023-08-04

O horror é um gênero presente nas mais variadas manifestações artísticas, dos quadrinhos à ópera, do cinema à poesia: o fascínio pelo insólito e pelo medo aparece em contextos diversos, da arte erudita à arte popular. A literatura gótica clássica, com seus primórdios na Inglaterra do século XVIII, tinha como principais características o elemento sobrenatural, o mistério, castelos sombrios e monstros que transgrediam a ordem natural. Seres como Drácula e o monstro criado por Victor Frankenstein são exemplos de criaturas que rompem com uma moral essencialmente cristã, criticam os limites da ciência e tecnologia em desenvolvimento àquela época, em suma, questionam valores e transcendem verdades tidas como universais. O fato de o horror ser um gênero que se manifesta em diversas formas de expressão, inserindo-se em novas mídias que surgiram ao longo dos anos, fez com que o gênero se transformasse e incluísse novos debates e características, como é o caso do chamado gótico contemporâneo, que inclui o horror social: um novo tipo de terror que não é mais sobrenatural, mas real e presente na sociedade por meio de diferentes violências: urbana, de gênero e racial.

O chamado gótico latino-americano é um bom exemplo dessa nova cara do horror, com destaque para autoras como Mariana Enriquez, Samanta Schweblin e Ariana Harwicz, que transformam o medo da violência doméstica e do machismo em narrativas que provocam atração e repulsa, paradoxo já mostrado por Noël Carroll em sua já clássica obra A filosofia do horror ou paradoxo do coração. Esse número especial pretende reunir trabalhos que discutam o horror e o insólito em suas diversas vertentes no contexto literário, seja por meio da análise da construção narrativa ou da crítica de obras literárias do gênero, seja por meio de adaptações de obras e personagens literários do horror para diferentes linguagens, como filmes, séries ou jogos de videogame, ou por meio da análise de traduções de obras de terror que passam a integrar o polissistema literário brasileiro.

Essa publicação complementa o Simpósio “O horror toma formas: o insólito e a fantasia em diferentes mídias”, realizado entre 10 e 14 de julho de 2023, no XVIII Congresso da Associação Brasileira de Literatura Comparada, na Universidade Federal da Bahia, sob organização de Claudia Cristina Ferreira e Sabrina Moura Aragão.

Data limite para submissões: 15 de março de 2024.

Diretrizes para autores: https://www.revistas.usp.br/criacaoecritica/about/submissions

Submissões pelo site: https://www.revistas.usp.br/criacaoecritica/about/submissions