BARTHES EDITOR DE MODA

Autores

  • Salma Soria Universidade Candido Mendes / Universidade Salgado de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0ispep85-95

Palavras-chave:

Consumo, Vestuário, Fast-fashion, Moda, Fashion-victims, Normcore.

Resumo

Foi observando revistas e catálogos da alta moda que Barthes escreveu “O Sistema da Moda”. Esta curiosa análise levou à descoberta de novas simbologias e à criação de sistema original que identifica estruturas no espaço entre a roupa e a moda. Segundo o semiólogo, a moda tende a “recitar o vestuário mais do que fabricá-lo”. Com a massificação do fast fashion, um dos maiores símbolos são as t-shirts estampadas com frases. A letra estampada sobre a camiseta é hoje uma das peças de roupas mais vestidas no mundo. Teria Barthes, ao enunciar a já citada afirmação, antecipado uma importante tendência de estilo que perdura desde o fim do século passado? Ao analisar o tecido, Barthes exalta na práxis do vestir o aparecimento do sentido. Ao vestir um casaco, por exemplo, este estaria assumindo o lugar da pessoa. São estes alguns dos pontos que constituem este trabalho.

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Biografia do Autor

  • Salma Soria, Universidade Candido Mendes / Universidade Salgado de Oliveira
    Graduada em Estilismo (Universidade Candido Mendes) e Design de Moda (Universidade Salgado de Oliveira). Pós-graduanda em Roteiro para Cinema e TV na Universidade Veiga de Almeida (UVA).

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Publicado

2015-12-30

Como Citar

Soria, S. (2015). BARTHES EDITOR DE MODA. Revista Criação & Crítica, spe, 85-95. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0ispep85-95