O QUE É O ESPORTE? AS CONTRIBUIÇÕES SEMINAIS DE JOHAN HUIZINGA E ROGER CAILLOIS RESSIGNIFICADAS POR ROLAND BARTHES

Autores

  • José Carlos Marques Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0ispep4-8

Palavras-chave:

Roland Barthes, Esporte, Documentário O esporte e os homens.

Resumo

Em 1961, o pensador francês Roland Barthes (1915-1980) publicou o texto “Le sport et les hommes”, a partir de uma encomenda do canadense Hubert Aquin, que realizava um documentário com o mesmo título. O artigo oferece uma análise semiológica sobre a tourada na Espanha (a qual o próprio Barthes não sabe se a inclui na categoria de esporte), o automobilismo nos Estados Unidos, o ciclismo na França, o hóquei no gelo no Canadá e o futebol na Inglaterra. Longe dos termos técnicos das ciências do esporte e do linguajar acadêmico canônico, Barthes procura analisar os significados e a importância que o esporte assumiu na sociedade de massas do século XX, buscando interpretações e correlações entre a prática esportiva e as necessidades vitais do homem na contemporaneidade. Nossas reflexões procuram contrapor a contribuição barthesiana às obras seminais de dois outros autores europeus que, anos antes, propuseram uma leitura original sobre o esporte: são os casos de Johan Huizinga e o livro Homo Ludens (1938), e de Roger Caillois e Os Jogos e os Homens (1957).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Carlos Marques, Universidade Estadual Paulista (UNESP)
    Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e do Departamento de Ciências Humanas da mesma instituição.

Referências

BARTHES, Roland. Mitologias. 9ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1993.

BARTHES, Roland. O que é o esporte. Revista Serrote. São Paulo: Instituto Moreira Salles, n.3, 2009.

CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens. Lisboa: Portugal, 1990.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 1990.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

O QUE É O ESPORTE? AS CONTRIBUIÇÕES SEMINAIS DE JOHAN HUIZINGA E ROGER CAILLOIS RESSIGNIFICADAS POR ROLAND BARTHES. (2015). Revista Criação & Crítica, spe, 4-8. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0ispep4-8