A colecionadora de fantasmas: apontamentos sobre sobrevivência e teor testemunhal na poesia de Conceição Lima

  • Fabio Fadul de Moura Universidade Federal do Amazonas
  • Adriano de Carvalho Braule Pinto Universidade Federal do Amazonas
Palavras-chave: Sentidos, memória, testemunho, sobrevivência, Conceição Lima.

Resumo

A discussão acerca dos mecanismos de funcionamento da memória existe há milhares de anos e sobrevive às mais diferentes configurações sociais. A teoria aristotélica de que a dinâmica entre sentidos externos e sentidos internos estrutura a memória partiu da Antiguidade, ecoando mais recentemente. A investigação da relação dos mais diversos povos e culturas da era contemporânea com a memória dá a dimensão do vigor do pensamento do filósofo grego. O presente artigo tem por objetivo analisar de que modo esse intercâmbio de sentidos dá-se na poesia em contexto pós-colonial de Conceição Lima, poetisa de São Tomé e Príncipe, a fim de projetar sobre ela o campo conceitual do testemunho e da sobrevivência, os quais são encarados como fundamentos da sua poesia em A dolorosa raiz do mincondó (2012).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Fadul de Moura, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Letras e Artes pela Universidade do Estado do Amazonas e professor de Teoria da Literatura e Literaturas de Língua Portuguesa, em caráter temporário, do curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa da Universidade Federal do Amazonas.

faduldm@gmail.com

Adriano de Carvalho Braule Pinto, Universidade Federal do Amazonas

Estudante do curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa na Universidade Federal do Amazonas.

adriano.cbp@gmail.com

Referências

BENJAMIN, Walter. O colecionador. In: BENJAMIN, Walter. Passagens. Trad. de Irene Aron e Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2007.

DIAS, Gonçalves; AZEVEDO, Álvares de; ALVES, Castro. Poesia romântica. Manaus: Editora Valer, 2010.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tocam o real. Tradução de Patrícia Carmello e Vera Casa Nova. Pós: Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes-UFMG, Belo Horizonte, v. 2, n. 4, p. 204-219, nov. 2012. Disponível em: <http://www.eba.ufmg.br/revistapos/index.php/pos/article/view/60/62>. Acesso em: 18 out. 2014.

EYBEN, Piero. “Da herança do outro na narrativa homérica”. In: Revista Aletria. Vol. 19, n° 3, Jul.-Dez. 2009. p. 115-127.

GABONECO. Paul Mba Abessole: biographie officielle. Disponível em: <http://www.gaboneco.com/paul-mba-abessole-biographie-officielle.html>. Acesso em 20 mar. 2016.

FREUD, Sigmund. Luto e melancolia. In: Introdução ao narcisismo: ensaios de metapsicologia e outros textos. Trad. de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

HAMILTON, Russell G. A dolorosa raiz do mincondó: a voz poética intimista, são-tomense, pan-africanista e globalista de Conceição Lima. In: Veredas: revista da Associação Internacional de Lusitanistas. Vol. 7. Porto Alegre – Rio Grande do Sul – Brasil. 2006.

LIMA, Conceição. A dolorosa raiz do mincondó. São Paulo: Geracional Editora, 2012.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. A escritura da memória: mostrar palavras, narrar imagens. Revista Remate de Males. Campinas, v. 26, n. 1, p. 31-45 – jan./jun. 2006. Disponível em: <http://revistas.iel.unicamp.br/index.php/remate/article/view/3282/2757>. Acesso em 10 jan. 2017.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. O local do testemunho. Tempo e Argumento: Revista do Programa de Pós-graduação em História. Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 3 – 20, jan. / jun. 2010. Disponível em <http://www.revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/download/1894/1532>. Acesso em 10 jan. 2017.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. Testemunho da Shoah e literatura. Disponível em <http://diversitas.fflch.usp.br/files/active/0/aula_8.pdf>. Acesso em 10 jan. 2017.

SPIVAK, Gayatri. “Quem reivindica alteridade?”. In: HOLLANDA, Heloísa Buarque de. (Org.). Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro, 1994.

Publicado
2017-12-02
Como Citar
Moura, F., & Pinto, A. (2017). A colecionadora de fantasmas: apontamentos sobre sobrevivência e teor testemunhal na poesia de Conceição Lima. Revista Criação & Crítica, (19), 16-30. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i19p16-30
Seção
Artigos